CPI Covid

CPI da Covid deve ouvir Witzel, Wizard e auditor do TCU nesta semana

Segundo calendário, Marcellus Campelo, Ricardo Dimas Zimermann e Francisco Eduardo Cardoso Alves também deverão depor.

CPI da Covid deve ouvir Witzel, Wizard e auditor do TCU nesta semana

Witzel será ouvido nesta quarta-feira (16). — Foto:Reprodução

A CPI da Covid no Senado Federal deve ouvir nesta semana, entre outros, o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campelo, o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, o empresário Carlos Wizard e o auditor do TCU (Tribunal de Contas da União) Alexandre Marques.

De acordo com a pauta da comissão, Campelo deve depor nesta terça-feira (15). O Estado entrou em colapso no início de 2021 com falta de leitos de UTI e de oxigênio medicinal nos hospitais, onde dezenas morreram asfixiadas. Além disso, a PF (Polícia Federal) apura desvio de dinheiro do combate à covid-19, a partir de suposta organização criminosa. Na operação, o órgão prendeu o ex-secretário.

Witzel será ouvido nesta quarta-feira (16). O ex-chefe do Executivo Estadual foi impichado após a acusação de crime de responsabilidade por um suposto esquema de corrupção em contratações da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro para enfrentamento da pandemia de covid-19.

No dia seguinte, a comissão ouvirá Alexandre Marques, autor de um relatório que levantava suspeitas sobre o número de mortes por covid-19 no país. O documento foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para apoiadores e desmentido pelo TCU. O funcionário, inclusive, foi afastado do grupo que supervisiona gastos relativos a pandemia.

No mesmo dia, está previsto o depoimento de Carlos Wizard, empresário suspeito de participar do ministério paralelo. O convocado é defensor do tratamento precoce, chegou a ser indicado para ocupar um cargo no Ministério da Saúde e pode ser levado de forma coercitiva à CPI, caso não compareça a oitiva.

Já na sexta-feira (18), os especialistas Ricardo Dimas Zimermann e Francisco Eduardo Cardoso Alves falarão aos membros sobre medidas de combate à covid-19.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

PEC que proibe posse e porte de droga é votada hoje no Senado

2

Brasil

Noiva morre afogada durante festa de casamento no interior de São Paulo

3

Brasil

Ministério Público pede ao TCU para analisar casos de nepotismo nos governos federal, estaduais e municipais

4

Brasil

CNJ determina afastamento de ex-juíza da Lava jato, Gabriela Hardt

5

Brasil

Brasileiros têm R$ 7,78 bilhões “esquecidos”; saiba como resgatar