Brasil

Em conversa com chanceler, Bill Gates demonstra interesse em parceria

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, conversou hoje (22), no intervalo das reuniões da 65ª Assembleia Geral das Nações […]

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, conversou hoje (22), no intervalo das reuniões da 65ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, com o empresário Bill Gates, proprietário da Microsoft e criador da fundação que leva o nome dele e de sua mulher, Melinda Gates. Amorim disse que Gates tem interesse em fechar parcerias com instituições brasileiras. De acordo com o chanceler, nesta reunião, foram feitos apenas os primeiros contatos nesse sentido, mas ele viu o encontro com bom humor e otimismo. “Acho que é o começo de uma grande amizade”.

A Fundação Bill e Melinda Gates desenvolve pesquisas e apoia ações para o tratamento e a prevenção de doenças, como aids e outras de ocorrência frequente nos países em desenvolvimento. De acordo com a revista Forbes, Gates doou mais de US$ 30 bilhões para a execução de projetos em vários países em desenvolvimento.

Amorim afirmou que Gates demonstrou ter informações detalhadas sobre as atividades desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que desenvolve pesquisas na área de saúde; e o Instituto Butantã, que desenvolve pesquisas biomédicas. “Acredito que há muitas condições de se ter uma boa parceria”, afirmou Amorim, depois do encontro.

Ainda hoje Amorim tem uma reunião com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. No encontro, o chanceler pretende interceder pela libertação dos norte-americanos Shane Bauer e Josh Fattal, ambos com 29 anos, capturados por autoridades iranianas, em junho de 2009, enquanto escalavam na fronteira entre o Irã e o Iraque.

Agência Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

2

Brasil

“Territórios indígenas preservam 80% de toda a biodiversidade do planeta”, diz ministra Sônia Guajajara

3

Brasil

Escritora atacada por pitbulls recebe alta e é aplaudida em hospital; veja vídeo

4

Brasil

Professor negro preso injustamente é solto em São Paulo

5

Brasil

Ministros do STF veem “informações desencontradas” no caso X e avaliam reação