Brasil

Escritora portuguesa premiada diz que Acordo Ortográfico é “pirata”

A escritora Inês Pedrosa, vencedora do prêmio Máxima de Literatura, afirmou em entrevista concedida a Márcio Pinho, e publicada na […]

A escritora Inês Pedrosa, vencedora do prêmio Máxima de Literatura, afirmou em entrevista concedida a Márcio Pinho, e publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL), que não vai adotar as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em seus livros.

Em vigor desde o dia 1º no Brasil, o Acordo traz alterações significativas na acentuação de algumas palavras e no uso do hífen. No Brasil, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras. Nos países que adotam a ortografia de Portugal o percentual é de 1,6%.

Na entrevista, a autora do livro "Nas Tuas Mãos" e que também foi diretora da versão portuguesa da revista "Marie Claire", defende que o novo sistema ortográfico é "um acordo em desacordo", além de "falso" e "pirata".

A escritora portuguesa criticou ainda mobilização em torno da concepção do Acordo firmado em 1990 e disse acreditar que a reforma ortográfica ainda irá causar "muita confusão". 

Folha

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Incêndio atinge prédio em construção no Recife

2

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

3

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

4

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

5

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso