Brasil

Estátua em homenagem ao presidente Bolsonaro aparece jogada em chão de depósito do Detran de Passo Fundo

Imagem que está sendo compartilhada em redes sociais mostra peça de metal de seis metros abandonada.

Estátua em homenagem ao presidente Bolsonaro aparece jogada em chão de depósito do Detran de Passo Fundo

Estátua do presidente Bolsonaro é vista jogada num ferro-velho em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. — Foto:Reprodução

Depois de ir sem autorização para o Centro de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e ser retirada logo depois, a estátua do presidente Jair Bolsonaro foi vista jogada num depósito do Detran da cidade, em meio a carcaças de ferro-velho. Feita de metal, ela tinha sido erguida para as manifestações pró-governo de 7 de setembro, mas, diante da grande polêmica que gerou, a peça de seis metros de altura, foi removida e seria instalada em outro local. Desde então, não se tinha mais notícias sobre seu destino. O vereador Leonel Radde (PT) de Porto Alegre publicou em suas redes sociais uma foto da obra jogada no chão.

O post do parlamentar reproduz uma imagem feita por um morador do município.

— Eles tentaram instalar num local em que não tinham autorização e parece que não conseguiram licença para mudar para outro ponto. Como no Centro seria ilegal, acabou no ferro-velho — diz Radde.

Morador de Passo fundo, o empresário Tahur Vieira foi quem compartilhou, mas disse ter recebido a foto de terceiros. De acordo com ele, a estrutura foi parar num depósito de carros do Detran da cidade, o maior da região.

— Achei engraçado porque não faz sentido a estátua ali. Talvez tenham deixado o autor da peça guardá-la para ajudar de alguma forma. Acho que essa estátua é um símbolo da vergonha dessas pessoas, que organizaram a tal homenagem. Elas são influentes na cidade e ligadas ao movimento mais conservador do Rio Grande do Sul — afirma Tahur. 

Procurado, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, não respondeu às perguntas do jornal. Na estátua, Bolsonaro é apresentado como um guerreiro, mas faltavam detalhes para a conclusão do projeto, como uma lança. Na época, durante os protestos a favor do presidente, os manifestantes tinham improvisado uma bandeira, que foi colocada na mão da estátua. Partidários de Bolsonaro nas redes sociais comemoraram a homenagem: “O presidente Bolsonaro já merece uma estátua em pelo menos um estado do Brasil. Ele sim, é herói”. Apesar disso, muitos moradores e comerciantes reclamaram da instalação.

Idealizador da homenagem, o advogado Jabs Paim Bandeira, presidente do Comitê pela Vida e Liberdade, admitiu, na ocasião, que não havia uma licença para manter a estátua de Bolsonaro no centro e também que temia eventual ação de vândalos. Ele disse que a intenção, depois da aparição no 7 de setembro, era adotar a imagem em um projeto itinerante de militantes bolsonaristas e transportá-la com um caminhão de guincho. Ele não foi localizado para comentar o fato de a peça ter ido parar num depósito.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis