Colapso da saúde

Ex-governador de Goiás Helenês Cândido morre com Covid-19 quando era transferido para UTI após três dias à espera de vaga

Político morreu dentro de ambulância, a caminho de Caldas Novas, onde seria internado em um leito com suporte para hemodiálise. Aos 86 anos, ele deixa esposa e dois filhos.

Ex-governador de Goiás Helenês Cândido morre com Covid-19 quando era transferido para UTI após três dias à espera de vaga

Ex-governador de Goiás Helenês Cândido morre de Covid-19 aos 86 anos. — Foto:Reprodução

O ex-governador de Goiás Helenês Cândido, de 86 anos, morreu de Covid-19, na noite de quarta-feira (17), quando estava sendo transferido de ambulância para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Caldas Novas, na região sul de Goiás. Segundo a família, ele aguardava pela vaga há três dias.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por e-mail, às 7h50 desta quinta-feira (17), e aguarda retorno sobre a demora para conseguir uma UTI para o paciente.

Helenês testou positivo para a Covid-19 no início de março, junto com a esposa, Lila Morais. Assim que diagnosticados, os dois foram internados em um hospital particular em Goiânia. Após uma semana, apresentaram melhora e receberam alta. No entanto, na última sexta-feira (12), o ex-governador voltou a apresentar sintomas e precisou ser internado novamente.

Advogado e amigo de Helenês, Murilo Falone contou que o político foi levado a uma semi-UTI no Hospital de Campanha (HCamp) em Santa Helena de Goiás. No último domingo (14), o quadro dele se agravou.

Desde então, precisava ser transferido para uma UTI completa, com suporte para hemodiálise. Porém, a vaga só foi disponibilizada na tarde de quarta-feira, no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, em Caldas Novas, a 265 km de distância de Santa Helena de Goiás.

Presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela lamentou nas redes sociais a morte do ex-governador Helenês Cândido — Foto: Reprodução/Instagram

Helenês deixa a esposa e dois filhos. Segundo a família, o corpo do político será enterrado às 10h desta quinta-feira, no Cemitério São Miguel, em Morrinhos, cidade onde nasceu.

Nas redes sociais, o presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, lamentou a morte do ex-governador. Há dois meses, ele também perdeu o pai, Maguito Vilela, para a Covid-19.

“Recebi com profundo pesar a notícia da morte do ex-governador Helenês Cândido, mais um líder histórico do MDB levado pela Covid-19. Essa foto, de 2018, foi feita em Morrinhos, na casa dele, quando tivemos uma ótima conversa sobre a política goiana. Meus sentimentos a todos os familiares e à população de Morrinhos, que perde uma de suas referências históricas. Descanse em paz”, escreveu.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), onde o político foi presidente em 1997, decretou luto oficial por três dias.

Trajetória

Helenês nasceu em Morrinhos, em 5 de janeiro de 1935. Era advogado, formado pela Faculdade de Direito de Uberlândia.

Ele foi prefeito de Morrinhos por quatro anos, deputado estadual por três mandatos e governador de Goiás de 1998 a 1999.

Em 2000 e 2001 foi presidente estadual do MDB, partido que integrou até o final de sua vida pública.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis