Brasil

Galinha surpreende ao botar ovos de tamanhos diferentes no interior de SP: ‘Coisa de outro mundo’, diz dona

Segundo Emanuela Ferreira da Silva, que é moradora de Salto (SP), os ovos medem de 1,5 centímetro a 7,5 centímetros.

Galinha surpreende ao botar ovos de tamanhos diferentes no interior de SP: 'Coisa de outro mundo', diz dona

A médica veterinária Regina Maria Nascimento Augusto Blaitt explica que a situação é relativamente comum, porém, não é normal de acontecer. — Foto:Reprodução

Uma galinha surpreendeu os donos ao botar ovos de diferentes tamanhos, em Salto (SP). De acordo com Emanuela Ferreira da Silva, de 19 anos, os ovos da Amarelinha, como a ave é chamada, medem de 1,5 centímetro a 7,5 centímetros.

Em entrevista ao G1, Emanuela afirmou que percebeu a diferença nos tamanhos dos ovos da galinha há cerca de um mês.

“Ela é saudável. Nós a temos há três anos, mas só de um mês para cá ela vem botando esses ovos diferentes. Minha mãe todo dia colhe ovo e, quando ela viu isso, achou estranho. O menor [tem só 1,5 centímetro e tem alguns que são bem maiores. O maior de todos não cheguei a medir, porque nós quebramos para ver como era dentro”, diz.

Emanuela afirma ainda que as pessoas acharam bem diferente, mas gostaram da “peculiaridade” da galinha.

“Quando vi, não acreditei. As pessoas acharam coisa de outro mundo. Eu não sei explicar, mas é bem diferente. Cada dia chegar no ninho dela e achar um tamanho de ovo diferente é muito legal”, diz.

Por que isso acontece?

A médica veterinária Regina Maria Nascimento Augusto Blaitt explica que a situação é relativamente comum, porém, não é normal de acontecer.

Ela conta que alguns fatores podem influenciar na diferença de tamanho dos ovos do animal, como a alimentação, a idade ou até mesmo algum problema fisiológico ou reprodutor.

“É comum, mas não normal, principalmente em aves que conseguimos ter em casa. Não esperamos esse tipo de ovo, mas, dependendo da ave, pode ter um tipo diferente de casca, coloração, tamanho. O ideal é ter um padrão variando entre os tamanhos do início da vida reprodutiva até estar madura, mas não é para ser tão grande”, afirma.

“Ela vai acabar normalizando essa situação por fator externo, como a alimentação. Mas tem que ver outros fatores do ovo, como se está com defeito na casca. Se for muito grande, pode ter problema anatômico, se ela não está adaptada a fazer isso”, diz.

Regina afirma que, apesar da diferença de tamanho dos ovos e, em alguns casos, da coloração, o consumo não causa problemas para a saúde.

“Muita gente não sabe, mas as galinhas têm ovos com tamanhos e colorações diferentes. Aquele ovo que compramos no mercado tem um certo padrão por questão comercial, com o mesmo tamanho e cor, mas o ovo pode ser verdinho, vermelhinho, e pode ser consumido normalmente”, completa.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis