Aprovado

Geraldo Alckmin recebe apoio da cúpula do PTB na disputa pelo Planalto

A decisão da cúpula do partido, será submetida à convenção do PTB, no próximo dia 28 de julho, em Brasília, quando deve ser confirmada.

Geraldo Alckmin recebe apoio da cúpula do PTB na disputa pelo Planalto

PTB aprova por unanimidade apoio a Alckmin na disputa pelo Planalto — Foto:Reprodução

A Executiva do PTB aprovou nesta quarta-feira (18), por unanimidade, a indicação de Geraldo Alckmin (PSDB) como candidato a ser apoiado pelo partido na eleição presidencial de outubro. A decisão da cúpula do partido, comandado pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, será submetida à convenção do PTB, no próximo dia 28 de julho, em Brasília, quando deve ser confirmada.

No documento em que encaminha a indicação de Alckmin aos petebistas, Jefferson afirma que o país passa por uma “instabilidade gerada a partir de 2003”, ano em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a Presidência. Para o presidente do PTB, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, o PT era norteado por um “projeto criminoso de poder”.

“A monstruosidade da crise exige um gestor experiente, preparado e moderado, com discernimento e respeito à coisa pública”, enumera Jefferson, para quem o presidente a ser eleito em outubro “encontrará uma bomba-relógio”. “A pessoa que reúne todas essas qualidades, defende as bandeiras que defendemos e nos respeita, politica e partidariamente, é Geraldo Alckmin”, diz a carta, que ainda classifica o tucano como “gestor sério e prudente” e “homem humilde, honrado, de palavra, de família, de valores e credos”.

O texto assinado por Roberto Jefferson oficializa o que já era dado como certo na campanha do tucano. Além do PTB, auxiliares de Alckmin dizem que ele deve receber os apoios de PSD, PPS e PV.

O ex-governador de São Paulo, que patina nas pesquisas de intenção de voto, variando de 6% a 7% das intenções de voto, ainda busca atrair para sua coligação outros partidos de centro, como DEM, PP, PRB e Solidariedade, que também negociam subir ao palanque de Ciro Gomes, pré-candidato do PDT ao Palácio do Planalto. O apoio do chamado “centrão” ou “blocão” é considerado um fator de desequilíbrio na disputa, sob a ótica do tempo de TV que podem agregar a uma candidatura, além de estrutura partidária e recursos do fundo eleitoral.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

2

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

3

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

4

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana

5

Brasil

VÍDEO: mulher ri para câmera após matar idosos e ferir padre a tiro em confraternização; assista