DOU

Governo libera entrada de estrangeiros em todos os aeroportos do país

Em julho, o governo já havia liberado parcialmente a entrada de estrangeiros por via aérea, mas manteve a restrição nos aeroportos da Paraíba e mais quatro estados.

Ministro Silvio Costa Filho cobra Aena para acelerar investimentos no Aeroporto de João Pessoa, durante visita na Paraíba.

Ministro Silvio Costa Filho cobra Aena para acelerar investimentos no Aeroporto de João Pessoa, durante visita na Paraíba. (Foto: Walla Santos).

O governo federal autorizou a entrada de estrangeiros, de qualquer nacionalidade, em todos os aeroportos do Brasil. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de ontem (24) e prorroga, por 30 dias, a restrição à entrada de estrangeiros “por rodovias, por outros meios terrestres ou por transporte aquaviário.”

Em julho, o governo já havia liberado parcialmente a entrada de estrangeiros por via aérea, mantendo a restrição nos aeroportos de Mato Grosso do Sul, da Paraíba, de Rondônia, do Rio Grande do Sul e do Tocantins. Já no mês passado, a restrição atingiu os aeroportos nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Sul, de Rondônia, Roraima e do Tocantins.

Desde que os voos internacionais e a entrada de estrangeiros por outras vias foram restringidos em março, em razão da pandemia da covid-19, o governo vem avaliando, mês a mês, as medidas que devem ser mantidas.

A entrada por estrangeiros por via aérea está permitida desde que obedecidos os requisitos migratórios adequados à sua condição, inclusive o de portar visto de entrada, quando este for exigido. Aqueles que vierem ao Brasil para viagem de curta duração, de até 90 dias, deverão apresentar à empresa aérea, antes do embarque, comprovante de aquisição de seguro válido no Brasil, para gastos de saúde.

A portaria conjunta assinada pela Casa Civil e pelos ministérios da Saúde, Infraestrutura, Justiça e Segurança Pública autoriza, excepcionalmente, o estrangeiro que estiver em país de fronteira terrestre com o Brasil e precisar atravessá-la para embarcar em voo de retorno a seu país de residência, a entrar com autorização da Polícia Federal e dirigir-se diretamente ao aeroporto. Para isso, deverá apresentar demanda oficial da embaixada ou do consulado do seu país e os bilhetes aéreos correspondentes.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas

2

Brasil

Casal gay denuncia empresa que se recusou a fazer ‘convite homossexual’ de casamento

3

Brasil

Ministro anuncia que Anac vai investigar morte de cachorro em voo da Gol

4

Brasil

Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso

5

Brasil

INSS: 1ª parcela do 13º salário começa a ser paga nesta quarta a aposentados e pensionistas