Crueldade

Macaco-prego é encontrado baleado e com fratura exposta em Santa Catarina

Animal resgatado em São Francisco do Sul passa por tratamento. OMS condena ataques a macacos por medo de varíola.

Macaco-prego é encontrado baleado e com fratura exposta em Santa Catarina

Macaco passará por cirurgias após recuperação. — Foto:Prefeitura de São Francisco do Sul/ Divulgação

Um macaco-prego foi resgatado em São Francisco do Sul, no Norte catarinense, com fratura exposta no braço e três balas de chumbinho no corpo. A prefeitura informou, nesta segunda-feira (15), que o animal foi encontrado também com sinais de desnutrição.

O resgate foi feito pelo Grupo de Operações e Resgates (GOR) na sexta-feira (12). De acordo com a prefeitura, o macaco segue em tratamento e passará por cirurgia assim que recuperar o peso, “mas ainda corre risco de vida”.

Até esta segunda-feira, não havia detalhes do que aconteceu com o animal. O presidente do GOR, Pedro Henrique da Silva, destaca que medidas estão sendo tomadas para evitar situações parecidas.

“Resgatamos o animal em sofrimento e não podemos deixar esta situação ocorrer novamente. Estamos atentos e a região está sendo monitorada. O macaco resgatado está internado, recebendo cuidados veterinários, mas é necessário reforçar que maltratar animais é crime e é nossa obrigação proteger a natureza”, explica.

Porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), a epidemiologista Margaret Harris informou no início do mês que o atual surto de varíola dos macacos representa um risco de transmissão que vem de humanos e condenou ataques a animais.

“A transmissão que estamos vendo agora com o grande surto de varíola dos macacos é uma transmissão de pessoa para pessoa. O vírus está em alguns animais, e vemos um salto para os humanos, mas não é isso que estamos vendo agora. O risco de transmissão vem de outro ser humano”, afirmou a especialista.

Animal foi resgatado com fratura exposta — Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/ Divulgação

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Show de Roberto Carlos é cancelado por falta de segurança em estádio

2

Brasil

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

3

Brasil

Anvisa tem maioria para manter proibida venda de cigarro eletrônico no Brasil

4

Brasil

Renda dos 10% mais ricos é 14 vezes superior à dos 40% mais pobres

5

Brasil

Mulher que levou cadáver a banco se livra de ação e ganha pensão