Brasil

Magazine Luiza e FedEx querem comprar os Correios, diz ministro

Porém, segundo o ministro várias questões deverão ser discutidas. Uma delas é a obrigação que a estatal tem de atender em todo o território nacional.

Magazine Luiza e FedEx querem comprar os Correios, diz ministro

Segundo ele, a privatização está na ordem do dia. E criticou a greve dos Correios. "Se a empresa fosse privada, não teria esse problema", afirmou. — Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro das Comunicações Fábio Faria (PSD-RN) disse, em live realizada para a plataforma de investimento Traders Club, que Magazine Luiza (MGLU3), a DHL e FedEx estão entre as cinco interessadas em adquirir os Correios.

“O importante é que já tem cinco players interessados. A Magalu é uma delas, a DHL, FedEx… já tem grupos interessados na aquisição dos Correios. Não teremos um processo de privatização vazio.”

Porém, segundo o ministro várias questões deverão ser discutidas. Uma delas é a obrigação que a estatal tem de atender em todo o território nacional. 

“Quem vai estabelecer as diretrizes e parâmetros é o Congresso e a consultoria. Todos esses temas serão debatidos lá. Continuará atendendo em Tabatinga, Santarém e Caxias do Sul? Isso será decidido em conjunto”, diz ele. 

Segundo ele, a privatização está na ordem do dia. E criticou a greve dos Correios. “Se a empresa fosse privada, não teria esse problema”, afirmou.

Procurada a comentar, a Magazine Luiza preferiu não se posicionar. 

À espera da privatização

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) escolheu o consórcio Postar para realizar os estudos de privatização dos Correios.

O consórcio é formado pela consultoria Accenture e pelo escritório Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Falcão Advogados.

Advogados e consultores vão buscar alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a gestão do serviço postal no Brasil. Isso pode significar uma privatização parcial ou total dos Correios.

A escolha do consórcio é uma das primeiras etapas de uma privatização. A partir daí é feita a “modelagem” do processo e só depois o leilão. No caso dos Correios, a venda parcial ou total deve ocorrer no ano que vem.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

2

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

3

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

4

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis

5

Brasil

Aposta de Recife leva prêmio de R$ 118,2 milhões da Mega-Sena