Norte

Manaus é a primeira capital a retomar aulas presenciais na rede pública estadual

Volta às salas de aula será de maneira gradativa e híbrida, diz Governo.

Manaus é a primeira capital a retomar aulas presenciais na rede pública estadual

Governo anuncia retorno das aulas presenciais na rede pública estadual para a partir de 10 de agosto, em Manaus — — Foto:Carolina Diniz/G1 AM

A retomada das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino, em Manaus, será a partir do dia 10 de agosto. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (28) no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira. São 220 mil alunos na capital.

A volta às salas de aula será de maneira gradativa e híbrida, segundo o Governo. Os primeiros a retornarem — no dia 10 de agosto — são os estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dia 24 de agosto, retornam os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).

Segundo Wilson Lima, as escolas devem manter 50% da capacidade de alunos nas salas, com distanciamento entre as carteiras. Parte dos alunos vão acompanhar pela televisão e redes sociais.

O retorno de aulas no interior ainda está sendo estudado, de acordo com o governador, e data deve ser anunciada posteriormente. Não há previsão para retorno das aulas municipais.

Manaus foi a primeira capital do país a enfrentar colapso nos sistemas de saúde e funerário por causa da pandemia. Os números de casos e mortes em decorrência da Covid-19, no entanto, vêm caindo nas últimas semanas; veja os gráficos. A capital concentra mais de 34 mil casos confirmados de Covid-19 até a última atualização desta segunda-feira (15).

Pias foram instaladas na entrada das escolas estaduais, como o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, em Manaus — Foto: Carolina Diniz/G1AM

Suspensas desde março, quando surgiram os primeiros casos de Covid-19 no estado, as aulas serão retomadas com a autorização da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que acompanha os dados do novo coronavírus. Em todo o estado, são mais de 97 mil infectados.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, um Plano de Retorno às Atividades Presenciais, que reúne as medidas direcionadas a cada setor da comunidade escolar foi montado para garantir a segurança de todos.

O secretário estadual executivo de Educação, Luis Fabian, disse que a meta é finalizar o ano letivo antes do Natal, concluindo 800 horas letivas. Para isso, as escolas vão aumentar os conteúdos nas plataformas digitais.

O plano prevê:

  • Distribuição de um milhão de máscaras a todos os profissionais e estudantes, e uso obrigatório das mesmas;
  • Reforço nas práticas de higiene pessoal, como lavagem correta das mãos nas pias instaladas nos ambientes comuns
  • Distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro entre as pessoas, tanto na sala de aula como nos corredores e refeitórios
  • Limpeza constante das superfícies para evitar a proliferação do vírus.

Ainda conforme o anúncio do governo, há o investimento de mais de R$ 10 milhões na aquisição de materiais e insumos para a proteção, prevenção e combate à disseminação do vírus no ambiente escolar. Desse recurso, segundo o secretário estadual executivo de Educação, Luis Fabian, uma licitação de cerca de R$ 8,5 milhões foi homologada para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo a aquisição de um milhão de máscaras de pano, EPIs, álcool em gel 70% e tapetes sanitizantes, dentre outros itens.

Retorno híbrido e escalonado

Para o retorno às aulas, todas as turmas serão divididas em blocos A e B, frequentando as escolas de maneira intercalada:

  • Às segundas e quartas-feiras, o bloco A assiste às aulas presenciais
  • Às terças e quintas-feiras, será a vez do bloco B conferir as atividades presenciais.
  • As sextas-feiras serão destinadas aos professores, que realizarão o seu planejamento de conteúdos.

Nos dias em que os estudantes estiverem em casa, eles deverão acompanhar os conteúdos por meio do projeto “Aula em Casa”, que terá a sua programação adaptada.

Segundo o Plano, o projeto terá continuidade e pode ser acompanhado pelos canais da TV Encontro das Águas (2.1, 2.2, 2.3 e 2.4) e pela Internet, por meio do YouTube, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma Saber+ e aplicativo Aula em Casa.

Sinteam pede que aulas não sejam retomadas presencialmente em Manaus — Foto: Carolina Diniz/G1AM

Sinteam critica decisão de retorno presencial às escolas

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) compareceu à frente da escola onde a coletiva de imprensa era realizada para manifestar o descontentamento com o retorno das aulas na capital. Segundo a diretora do sindicato, Beatriz Calheiros, a categoria não acha seguro a volta presencial às salas de aulas, mesmo que o número de óbitos tenha diminuído em Manaus. Eles pedem, pelo menos, mais 30 dias de isolamento para que haja maior redução da taxa de infecção pelo novo coronavírus.

Segundo o Sinteam, também não foram realizadas reuniões com a comunidade escolar, incluindo pais de alunos, para apresentar o plano de retomada. Além disso, o sindicato alega que não há equipamentos suficientes para todas as escolas, como medidores de temperatura e máscaras de proteção individual – uma vez que o governo teria recebido apenas 100 mil máscaras por meio de doações.

O governo foi questionado sobre as queixas relatadas pelo sindicato.

Aulas particulares

Na capital, escolas particulares — as primeiras a retomar as atividades — voltaram a abrir as portas para os alunos no início deste mês de julho, depois que o Governo do Amazonas autorizou o retorno das atividades presenciais nessas instituições, no 4º ciclo do plano de reabertura publicado em decreto do Governo Estadual.

Um mapeamento elaborado pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) aponta que Manaus é a única capital com as escolas reabertas no país.

Em outras capitais do Brasil, unidades de ensino da rede privada e pública do Maranhão se preparam para a volta às aulas no dia 3 de agosto, de acordo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Maranhão (Sinep). Já a portaria do Governo do Maranhão determinou que as aulas da rede estadual sejam retomadas no dia 10 de agosto e somente para o terceiro ano do ensino médio.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Escritora atacada por pitbulls recebe alta e é aplaudida em hospital; veja vídeo

2

Brasil

Professor negro preso injustamente é solto em São Paulo

3

Brasil

Ministros do STF veem “informações desencontradas” no caso X e avaliam reação

4

Brasil

Noiva cai na piscina e morre após infartar durante festa do próprio casamento

5

Brasil

Motorista de aplicativo e mototaxista dizem que idoso estava vivo quando entrou no carro