Veja vídeo

Morador registra passagem de meteoro no céu, em Goiânia

Imagens de um meteoro cruzando o céu de Goiânia foram filmadas pelo músico Daniel Basile, de 31 anos, morador do Setor Sul. A filmagem foi registrada às 18h23, enquanto ele tirava fotos do pôr do sol (assista acima).

“Foi por sorte, fiquei muito empolgado por conseguir o vídeo. Estava tirando fotos e mudei para filmar quando vi o meteoro passando. Também faço filmagens amadoras sobre fenômenos astronômicos, para mim, é um acontecimento muito lindo”, destaca Basile.

Professor de Astronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Manoel Júnior confirmou que o fenômeno foi visto no céu da capital e se trata de um meteoro, o qual acontece devido à incandescência do atrito de partículas sólidas de origem extraterrestre com o ar, assim que entram na atmosfera terrestre. O fenômeno é popularmente conhecido como “estrela cadente”, segundo o especialista.

“Foi um pequeno grão que veio do espaço e, ao penetrar na atmosfera, por causa do atrito com o ar, aquece tanto que gera essa ‘bola de fogo’. Mas nada com o que se preocupar. Isso é muito comum. Muitas vezes, ele pulveriza com o atrito e, em outras, mesmo aquecendo e gerando a luminosidade, não pulveriza por completo e acaba por cair ao chão. Quando este objeto é encontrado, é o que chamamos de meteorito”, explica Manoel Júnior.

A passagem da “estrela cadente” também foi vista por moradores do Setor Urias Magalhães, na capital. Há relatos de pessoas de Itapuranga, no interior do estado, que também presenciaram o fenômeno no início desta noite.