Em São Paulo

Morre ex-ministro do Planejamento João Sayad, aos 75 anos

Como ministro, Sayad foi um dos arquitetos do Plano Cruzado, uma das primeiras tentativas do Brasil de conter a inflação.

Morre ex-ministro do Planejamento João Sayad, aos 75 anos

João Sayad morreu neste domingo em São Paulo — Foto:Reprodução

Morreu neste domingo o economista e ex-ministro do Planejamento governo José Sarney, João Sayad, aos 75 anos. Ele estava internado desde o dia 30 de agosto no hospital Sírio Libanês, para tratamento de um câncer. Como ministro, Sayad foi um dos arquitetos do Plano Cruzado, uma das primeiras tentativas do Brasil de conter a inflação. 

Ele também foi secretário de Fazenda do estado de São Paulo, e secretário de Finanças da cidade de São Paulo. Na iniciativa privada, o economista chegou a ocupar o cargo de vice-presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Sayad ainda era doutor pela Universidade Yale e foi professor da Faculdade de Economia e Administração da USP (Universidade de São Paulo). 

Nas redes sociais, diversos políticos lamentaram a morte do economista. “Uma das pessoas mais admiráveis que já conheci. Inteligente, bem-humorado, generoso”, escreveu o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. 

O presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, também homenageou o ex-ministro e disse esperar que “sua família e amigos encontrem conforto espiritual na trajetória exemplar desse notável homem público”. 

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Jovem mata e decepa mão da mãe para retirar dinheiro em banco na Bahia

2

Brasil

Cachorro morre após falha em transporte aéreo e viagem para destino errado

3

Brasil

Concurso Nacional Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

4

Brasil

Vídeo mostra momento exato do acidente com Learjet da Cimed em Erechim, no Rio Grande do Sul; assista

5

Brasil

Atenção: acidente agora com Learjet da Cimed em Erechim no Rio Grande do Sul