Inusitado

Mulher diz estar há 6 meses com pano no intestino após parto em São Paulo

Ao procurar a emergência da instituição, uma médica teria tentado remover o material manualmente, mas foi preciso encaminhar a paciente para exames e procedimentos sob anestesia no Hospital das Clínicas.

Mulher diz estar há 6 meses com pano no intestino após parto em São Paulo

Detalhe de pano branco desgastado com manchas de sangue segurado por homem Parte de pano que teria sido retirado do intestino de mulher em hospital de Ribeirão Preto, no interior paulista - — Foto:Arquivo pessoal

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) — Uma dona de casa de 34 anos de Ribeirão Preto, no interior paulista, diz estar com um pedaço de pano dentro do corpo depois de fazer uma cesárea, em setembro, na rede estadual de saúde.

Com febre e fortes dores abdominais, a mulher começou a eliminar parte do pano na noite do último dia 11. Ao procurar a emergência da instituição, uma médica teria tentado remover o material manualmente, mas foi preciso encaminhar a paciente para exames e procedimentos sob anestesia no Hospital das Clínicas.

O laudo do HC entregue à família confirma que a paciente foi admitida no departamento de ginecologia e obstetrícia do hospital por “suspeita de corpo estranho se exteriorizando pelo ânus.”

A tomografia feita na região do abdômen e da pelve indicou “sinais de extenso processo inflamatório” no reto com suspeita de perfuração e sugestão de “dilatação tubária.” O exame proctológico e a anuscopia foram feitas sob anestesia e a paciente foi liberada em seguida por estar em bom estado clínico.

O marido dela diz que os médicos extraíram um pedaço do pano, mas não todo o tecido.

A paciente registrou boletim de ocorrência no dia 15. Seu marido disse que está em busca de um advogado que aceite acionar judicialmente a maternidade.

O delegado responsável pela denúncia civil, Ricardo Turra, não pôde comentar a situação, mas a Central de Polícia Judiciária Integrada afirmou que a investigação se houve erro da equipe de saúde está em andamento.

A Mater (Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto), por meio de nota da Secretaria de Estado da Saúde, disse que abriu sindicância “para apurar todos os detalhes da assistência prestada à paciente” e que “tomará as providências cabíveis se constatada qualquer falha assistencial.”

A instituição acrescentou que “a paciente foi prontamente acolhida por equipe multidisciplinar” e continua “recebendo cuidados”.

O casal tem cinco filhas; uma de 12 anos, uma de 9, uma de 5, uma de 3 e a bebê de 6 meses que nasceu em 30 de setembro na Mater.

No pós-parto da caçula, a equipe da Mater não teria solicitado nenhum exame, segundo o marido, e receitado apenas o uso de dipirona, medicamento para dor.

Ainda de acordo com o marido, ela começou a sentir dores em janeiro.

Quando uma ponta do tecido foi expelida em março e ficou presa para fora do corpo da mulher é que o casal procurou a maternidade novamente, mas a médica não conseguiu remover o objeto. Eles chegaram às 13h ao hospital; a transferência para o HC aconteceu à noite.

O HC confirmou a alta da paciente, mas declarou que devido ao “sigilo dos dados médicos de seus pacientes” não pode comentar “casos específicos, mesmo se judicializados”. Afirmou ainda que “as informações pertinentes” serão prestadas “às autoridades competentes, quando assim demandado”.

Em nota, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) disse “que, até o momento, não foi notificado oficialmente sobre o caso”, mas que uma denúncia pode ser feita pessoalmente na sede do conselho (rua Frei Caneca, 1.282, Consolação) ou nas delegacias regionais e ainda pelo correio, desde que não seja anônima.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Jovem mata e decepa mão da mãe para retirar dinheiro em banco na Bahia

2

Brasil

Cachorro morre após falha em transporte aéreo e viagem para destino errado

3

Brasil

Concurso Nacional Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

4

Brasil

Vídeo mostra momento exato do acidente com Learjet da Cimed em Erechim, no Rio Grande do Sul; assista

5

Brasil

Atenção: acidente agora com Learjet da Cimed em Erechim no Rio Grande do Sul