Veja vídeo

Mulher fica atolada em área de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú

Uma mulher ficou atolada em uma parte da obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, nesta terça-feira (26). Segundo a prefeitura, a área era restrita e estava sinalizada, pois o trabalho de finalização não havia sido concluído. A mulher, que não se feriu, ficou presa por uma das pernas e precisou ser resgatada por um guarda-vidas (veja vídeo acima).

Segundo a administração municipal, o acidente é inédito. De acordo com relatos de trabalhadores, a mulher estava acompanhada de uma amiga, foi alertada sobre a permanência no local, mas teria ignorado os avisos. Ela afundou e ficou presa na areia mole por uma das pernas até a altura da cintura.

Um bombeiro fez a retirada da mulher do local utilizando uma corda. Ela foi puxada por ele e chegou a se arrastada em um determinado momento para sair do local.

Outra mulher também foi amparada pelos socorristas, mas segundo a administração municipal, ela não afundou como ocorreu com a amiga.

Segundo a prefeitura, as mulheres estavam muito próximas do local onde os trabalhos de alargamento estão acontecendo no Pontal Norte.

Equipes de segurança do consórcio que executa a obra, o efetivo do Corpo de Bombeiros e a fiscalização da prefeitura monitoram o local.

Trecho interditado

O trecho onde foi registrado o atolamento faz parte da área interditada pela prefeitura, que vai da Rua 4000 até pouco antes do Pontal Norte.

Segundo a administração municipal, episódios de atolamento na areia podem ocorrer, caso a região seja invadida, porque a estabilização do solo ainda é feita no trecho interditado. Por conta disso, a área está demarcada e sinalizada.

As invasões das áreas interditadas é recorrente, segundo a prefeitura. Mesmo com os avisos e medidas de segurança, as pessoas têm se arriscado contrariando as determinações feitas pelos órgãos responsáveis pela obra.

Qual o objetivo da obra?

A obra tem por objetivo passar a faixa de areia de atuais 25 metros, em média, para 70 metros. Segundo a prefeitura, o trabalho vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, serão instalados futuramente.

A obra é feita para acabar com o sombreamento da praia?

Apesar de existir a expectativa de que o sombreamento seja resolvido, esse não é o objetivo da obra. Segundo Maria Heloísa Furtado Lenzi, secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, os trabalhos vão permitir a reestruturação costeira e recuperação da vegetação de restinga.

Resgate levou cerca de 10 minutos, segundo a prefeitura. (Corpo de Bombeiros/ Reprodução)