Nordeste

Nascido em Patos, na Paraíba, jurista Paulo Bonavides morre aos 95 anos

Causa da morte não foi divulgada. Governador do Ceará decretou luto de três dias no estado.

Nascido em Patos, na Paraíba, jurista Paulo Bonavides morre aos 95 anos

Paulo Bonavides 'manteve a chama do constitucionalismo acesa durante a longa noite da ditadura militar', afirma presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. — Foto:Cid Barbosa/SVM

O professor e jurista Paulo Bonavides morreu nesta sexta-feira (30) aos 95 anos. A causa da morte e informações sobre o funeral não foram divulgadas.

“O mundo perdeu o seu maior constitucionalista! A Universidade Federal do Ceará está de luto! Com muito pesar cumpro o dever de comunicar o falecimento do Prof. Paulo Bonavides”, disse Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), da qual o jurista era professor emérito.

Nascido em Patos, na Paraíba, Paulo Bonavides iniciou a carreira no jornalismo e no direito no Ceará. Em 1950, começou a lecionar sociologia para alunos do ensino médio do Instituto de Educação Justiniano de Serpa, em Fortaleza.

O jurista era considerado um dos constitucionalistas mais respeitados do Brasil. Foi presidente emérito do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC), presidente de honra do Instituto de Defesa das Instituições Democráticas (IDID) e diretor da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais, que ajudou a fundar.

Paulo Bonavides nasceu na Paraíba e iniciou carreira no direito e no jornalismo quando se mudou para o Ceará — Foto: Cid Barbosa/Arquivo DN

Foi professor emérito e visitante de universidades do Brasil e do exterior e recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Lisboa (1998) e da Universidade Inca Garcilaso de La Vega (2009).

Entre os prêmios recebidos pelo jurista estão o Carlos de Laet, da Academia Brasileira de Letras, a Medalha Rui Barbosa, da Ordem dos Advogados do Brasil, e o Grande Colar do Mérito, do Tribunal de Contas da União (2005).

Repercussão

Autoridades lamentaram a morte do professor. O governador do Ceará, Camilo Santana, decretou luto oficial de três dias no estado. Confira a repercussão.

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou que Paulo Bonavides “manteve a chama do constitucionalismo acesa durante a longa noite da ditadura militar” e era um “ser iluminado”.

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que conviveu com o jurista, o classificou como “um dos maiores estudiosos de Constitucional e Ciência Política do Brasil” e “um grande coração e exemplo para todos nós”

O advogado-Geral da União, José Levi, lamentou a morte do jurista. “O Direito Constitucional brasileiro perde um dos seus maiores expoentes. Ficam as numerosas obras e ensinamentos. Que esteja na Paz Eterna e que seus familiares tenham o conforto das melhores lembranças.”

O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, também lamentou a perda: “Paulo Bonavides foi um dos maiores constitucionalistas dos nossos tempos! Perde o Brasil um notável jurista e exemplo ético de cidadão. Tivemos vários encontros em Alagoas, oportunidade em que presidia a OAB! Permanecem suas lições e influência no campo jurídico, consagradas e ao mesmo tempo atuais, capazes de orientar os operadores do Direito nos desafios que se apresentam ao nosso país.”

Ministro do STF Dias Toffoli: “Os livros de Paulo Bonavides introduziriam no país uma série de temas que eram centrais na doutrina alemã e norte-americana, ajudando a reconstruir o constitucionalismo após 1988. Grande parte da jurisprudência constitucional do Supremo Tribunal Federal inspira-se em suas teorias. Ele foi um jurista que conseguiu concretizar a célebre expressão “o universal pelo regional”. Paraibano de Patos, cearense da universidade federal e jurista do mundo, reconhecido por tantos títulos de doutorado honorário no exterior. O Brasil perde um grande patriota”, Dias Toffoli, ministro do STF e coordenador da “Coleção Paulo Bonavides”, da Editora Forense, ao lado do professor Otavio Rodrigues.

Camilo Santana, governador do Ceará: “Recebi com pesar a notícia da morte do jurista Paulo Bonavides. Membro da Academia Cearense de Letras e professor emérito da UFC, Bonavides foi um dos constitucionalistas mais respeitados do país, com reconhecimento internacional, e teve participação importante na constituição do Ceará. Em 2015, tive a honra de convidá-lo para ser patrono do Pacto por um Ceará Pacífico. Meus sentimentos aos familiares e amigos do jurista Paulo Bonavides. Estou decretando luto oficial de três dias no Estado”, disse.

Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza: “A vida e o trabalho profissional de Paulo Bonavides representam uma das maiores referências na nossa história contemporânea. Seguramente o mais significativo nome entre os constitucionalistas do nosso País e a sua contribuição para o mundo jurídico e para as lutas democráticas do nosso tempo será sempre uma lição para as atuais e futuras gerações.”

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis