Brasil

Padilha diz que governo trabalha com alta do PIB de 2,5% este ano

A previsão oficial do ministério da Fazenda para o PIB é de 3%

Padilha diz que governo trabalha com alta do PIB de 2,5% este ano

O ministério da Fazenda já anunciou que pode rever a previsão do PIB para este ano — Foto:Reprodução

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, informou hoje (17) que o governo já trabalha com uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano em torno de 2,5%. 

“Nossa previsão é que fique entre 2,5% e 3%. Hoje, na análise feita, a tendência é projetando mais para direção dos 2,5%. Nós, no governo, preferimos não trabalhar com número superior a 2,5%”, disse o ministro em entrevista publicada pela agência Reuters. A previsão oficial do ministério da Fazenda para o PIB é de 3%.

O primeiro trimestre de 2018 foi de queda na atividade econômica. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), dessazonalizado (ajustado para o período), teve retração de 0,13% de janeiro a março, comparado ao último trimestre de 2017, de acordo com dados divulgados ontem (16). O dado fez com que o governo não elevasse as expectativas do PIB acima de 2,5%.

Padilha afirmou ainda que o governo de Michel Temer está “no rumo certo” colocando em prática o ajuste fiscal. Para ele, questões internacionais contribuem para a desaceleração no crescimento do país. “Não podemos desconhecer a circunstância econômica internacional. O mundo não vai da forma que gostaríamos que fosse para que pudéssemos ter um crescimento acima do que estamos tendo”.

O ministério da Fazenda já anunciou que pode rever a previsão do PIB para este ano. “Não é novidade para ninguém que, nos últimos meses, alguns indicadores de atividade estão vindo um pouco mais fracos do que se esperava”, disse o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto de Almeida.

Mansueto ressaltou que o mercado também revisou a meta: a projeção passou de cerca de 3,5% a 4% para 2,5% a 3%. No último boletim Focus, a estimativa do mercado foi de 2,51%.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]


COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Incêndio atinge prédio em construção no Recife

2

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

3

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

4

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

5

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso