Exploração da fé

PF descobre esquema de troca de voto por ‘bênção’ ou ‘maldição’ na Bahia

Durante as investigações, a polícia também descobriu que o crime ia bem além do cadastramento de eleitores e a promessa de bênção ou maldição

PF descobre esquema de troca de voto por 'bênção' ou 'maldição' na Bahia

Também foi descoberta a venda de votos em lote por parte de uma liderança comunitária local e outro candidato à Câmara Municipal — Foto:Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (30), uma operação para coibir crimes eleitorais que estavam ocorrendo no município de Feira de Santana. Segundo a investigação, um candidato a vereador vinculado a uma igreja evangélica estaria captando votos de forma ilícita.

Ainda de acordo com a PF, o candidato e o grupo a ele vinculado estariam cadastrando eleitores fiéis da igreja, com a promessa de abençoá-los, e amaldiçoavam aqueles que se recusavam a fornecer seus dados constantes do título eleitoral.

Os nove mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão estão sendo cumprindo por cerca de 40 policiais na cidade. Chamada de Operação Simão, a investigação começou há cerca de um mês, a partir de requisição do Ministério Público Eleitoral.

Investigação

Durante as investigações, a polícia também descobriu que o crime ia bem além do cadastramento de eleitores e a promessa de bênção ou maldição. A prática também incluía a distribuição de alimentos em comunidades carentes para reunir eleitores. Investigadores  identificaram, ainda, um esquema de favorecimento na marcação de exames e consultas médicas pelo SUS àqueles que prometiam seu voto ao candidato.

Também foi descoberta a venda de votos em lote por parte de uma liderança comunitária local e outro candidato à Câmara Municipal.

Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 299 e 334 do Código Eleitoral, que preveem penas de prisão, multa, e até mesmo cassação dos registros de candidatura.

O nome da operação, ‘Simão’, vem do codinome utilizado pelos policiais para se referir ao principal investigado, uma referência ao Apóstolo de Jesus Cristo. 

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

2

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

3

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

4

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis

5

Brasil

Aposta de Recife leva prêmio de R$ 118,2 milhões da Mega-Sena