Simulação

Prefeitura de Barão de Cocais decreta “feriado” para treinar fuga se barragem romper

Com o decreto, não haverá aula na rede pública, expediente nas repartições públicas do município nem funcionamento do comércio.

Prefeitura de Barão de Cocais decreta "feriado" para treinar fuga se barragem romper

Em 8 de fevereiro, cerca de 500 pessoas já haviam sido retiradas da chamada Zona de Auto Salvamento (ZAS) da barragem — Foto:Reprodução

A prefeitura de Barão de Cocais, cidade distante 100 km de Belo Horizonte, decretou “feriado de segurança” nesta segunda-feira (25) para treinar a população local com uma simulação de evacuação em caso de rompimento da barragem Sul-Superior da Mina de Gongo Soco.

Com o decreto, não haverá aula na rede pública, expediente nas repartições públicas do município nem funcionamento do comércio.

Os serviços de coleta de lixo e o Hospital Municipal Waldemar das Dores devem funcionar normalmente.

Pontos de Salvamento

A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou um mapa com a mancha de alagamento prevista e com a sinalização dos pontos de encontro que vão receber as cerca de 6 mil pessoas que podem ser afetadas caso a barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais (MG), se romper.

Estudos feitos pela Defesa Civil apontam que as pessoas nesta área tem, em média, cerca de 1 hora para procurar abrigos nos pontos de encontro. Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais estão em alerta para qualquer necessidade de uma operação de evacuação.

No total são sete pontos de encontro (lista abaixo), a maioria em escolas, todos demarcados pelos pontos vermelhos no mapa:

Ponto 1 – Escola Nossa Senhora do Rosário
Ponto 2 – Fazenda Soledade
Ponto 3 – Escola Efigênia de Barros Oliveira
Ponto 4 – Escola Municipal Maria da Glória
Ponto 5 – Escola Municipal Mares Guia
Ponto 6 – Praça de Eventos José Furtado
Ponto 7 – Clube Morro Grande

Alerta de risco

No fim da noite deste domingo (24), a Defesa Civil, em novo levantamento, disse que o total de moradores de Barão de Cocais a serem evacuados é de 6.054, em vez dos 9 mil anunciados anteriormente. te desta sexta-feira (22), a sirene foi acionada depois de reunião entre autoridades e a Vale. No encontro, a mineradora informou que a empresa de consultoria contratada para analisar a estrutura teria indicado “condição crítica de estabilidade da barragem”.

Em 8 de fevereiro, cerca de 500 pessoas já haviam sido retiradas da chamada Zona de Auto Salvamento (ZAS) da barragem, depois do acionamento de sirene que alertou para nível 2 de risco. A ZAS fica perto da barragem e seria a primeira atingida. Esses moradores não teriam tempo de serem retirados.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis