Denúncia

Prefeitura denuncia grupo que divulgou fake news de vacinação com seringa vazia

Em nota, a prefeitura informou que o vídeo "sofreu alterações" e "trata-se de uma fake news".

Prefeitura denuncia grupo que divulgou fake news de vacinação com seringa vazia

Prefeitura denuncia grupo que divulgou fake news de vacinação com seringa vazia — Foto:Pixabay

A Prefeitura de Quixadá, no interior do Ceará, denunciou, nesta quarta-feira (20), na delegacia do município, no Ministério Público e ao portal AntiFake, um grupo que divulgou um vídeo na internet mostrando uma profissional da saúde supostamente vacinada contra a Covid-19 com uma seringa vazia. O AntiFake é uma página do Governo do Estado que alerta para publicações falsas.

Em nota, a prefeitura informou que o vídeo “sofreu alterações” e “trata-se de uma fake news”. Nas imagens, editadas, uma mulher aparece recebendo a vacina aplicada com uma seringa vazia pelo prefeito da cidade, que é médico.

No vídeo original, a mesma mulher aparece sendo vacinada normalmente, com uma dose da Coronavac, vacina que chegou ao Ceará na segunda-feira (18).

O vídeo foi divulgado nas redes sociais por um site de Quixadá e por influenciadores digitais do município. A nota também afirma que a prefeitura está elaborando medidas judiciais cabíveis “contra os propagadores e lamenta a postura dos responsáveis envolvidos na produção dessa fake news”.

Por fim, a prefeitura informou que “repudia todo e qualquer ato que prejudique a conscientização da população no que se refere à política de imunização executada para combater a pandemia e salvar vidas”.

Crime e multa
No Ceará, a divulgação de fake news é crime, e os autores desse tipo de mentira podem ser punidos com multa. O governo do Ceará sancionou em 2020 a lei contra as mensagens falsas e estabeleceu multa de até R$ 2 mil para quem divulgá-las.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Brasil registra recorde na demanda máxima de carga de energia por causa do calor

2

Brasil

Associação pede ao STF mudanças em tese que responsabiliza imprensa por fala de entrevistado

3

Brasil

Queda de avião de pequeno porte deixa um morto e feridos graves no interior do Acre

4

Brasil

Cabeça d´agua mata três em cachoeira e uma pessoa continua desaparecida no Paraná

5

Brasil

Idosos têm mais chances de sofrer complicações de saúde devido ao calor; confira grupos com maiores riscos