Custos

Presidente da Petrobras afirma que alta dos preços de combustíveis não é causada pela empresa

"O preço que a Petrobras cobra na refinaria é em média um terço do preço cobrado do consumidor, então o problema certamente não está no um terço", explicou

Presidente da Petrobras afirma que alta dos preços de combustíveis não é causada pela empresa

Parente voltou a defender a política de reajuste adotada pela Petrobras e afirmou que, como gestor, ele não poderia fazer de uma forma diferente. — Foto:Walla Santos

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou nesta segunda-feira (5) que a Petrobras não é a responsável pelas seguidas altas no preço da gasolina verificadas no país. Segundo Parente, o preço do combustível que sai da refinaria, o vendido pela Petrobras, representa apenas um terço do total pago pelo consumidor.

O restante do custo refere-se a impostos (Cide, PIS/Pasep, Cofins, ICMS), gasto da adição de etanol na gasolina e custos com a distribuição e revenda, que também engloba o lucro do posto de gasolina.

Na sexta-feira (2), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que o preço médio da gasolina para o consumidor final subiu pela 14ª semana seguida.

A partir de julho de 2017, a Petrobras adotou a política de reajustes quase diários do preço do combustível para acompanhar a cotação do mercado internacional.

Desde estão, o preço médio da gasolina nas bombas acumula alta de 20,2%, considerando dados da ANP. Já o aumento acumulado do diesel para o consumidor final é de 14,7%.

“O preço que a Petrobras cobra na refinaria é em média um terço do preço cobrado do consumidor, então o problema certamente não está no um terço. O um terço é minoria no valor total. Certamente, eu diria que o problema não é a Petrobras”, disse Parente, ao ser questionado sobre as reclamações sobre as constantes alterações no preço da gasolina.

Parente voltou a defender a política de reajuste adotada pela Petrobras e afirmou que, como gestor, ele não poderia fazer de uma forma diferente.

“Não é uma possibilidade nossa, de um ato de voluntarismo, dizer: apesar do mercado mundial dizer que o preço é esse eu vou fazer um preço diferente. Não podemos fazer isso. Isso é uma questão de responsabilidade nossa como administradores da empresa”, afirmou.

Conselho de administração

Parente se reuniu nesta manhã com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Segundo o presidente da Petrobras, o assunto foi a assembleia que elegerá o novo Conselho de Administração da Petrobras. Segundo ele, a maior parte dos integrantes deve ser reeleita.

“Deve haver poucas modificações, se houver, mas deve haver. Isso é um assunto que não está concluído ainda. O que se espera é uma renovação majoritária [dos mandatos] do atual conselho”, afirmou.

A assembleia que elegerá os novos integrantes do Conselho de Administração da Petrobras ocorrerá em abril.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis