Emboscada

Presidente da Portela e candidato a vereador é morto a tiros

Emboscada aconteceu perto do comitê de campanha. Quatro homens teriam matado o presidente da Portela a tiros de fuzil

Presidente da Portela e candidato a vereador é morto a tiros

Morte de Marcos Falcon pegou o pessoal ligado ao samba de surpresa — Foto:Reprodução/ Terra

O presidente da Escola de Samba Portela, Marcos Vieira Souza, 52 anos, conhecido como Marcos Falcon, candidato a vereador pelo município do Rio, foi morto a tiros de fuzil na tarde de hoje (26). Ele foi vítima de uma emboscada, feita por quatro homens em um carro, perto do comitê de campanha, na Rua Maria José, em Oswaldo Cruz, zona norte da cidade.

Falcon era candidato pelo PP e assumiu o comando da escola de samba de Madureira há menos de um ano. Antes, ele ocupava o cargo de diretor administrativo da Portela. Falcon era subtenente da Polícia Militar e durante vários anos foi lotado na Divisão Antisequestro da Polícia Civil, onde participou da libertação de várias pessoas sequestradas no Rio, entre elas, empresários de ônibus.

A morte de Marcos Vieira de Souza pegou o pessoal ligado ao samba de surpresa. Para o carnavalesco Max Lopes, a notícia foi um choque. Ele chegou esta tarde de Florianópolis (SC) e se disse perplexo, pois é muito amigo da mulher de Falcon, a porta-bandeira da Escola de Samba Beija-Flor Selminha Sorriso. “Era um casal que se completava muito”, disse Lopes.

Max lembrou ter ficado muito feliz ao ver Falcon no comando da Portela, “porque ele resgatou um monte de coisas boas na escola, como a volta da comunidade, a respeitabilidade da escola”. “A Portela voltou a ser aquela escola monumental que sempre foi. Fico triste em saber uma notícia dessas, porque era uma pessoa educada, que me tratava compre com carinho, com a maior leveza”.

O diretor de carnaval da Escola de Samba Império Serrano, Paulo Santi, lamentou a morte do presidente da Portela. “É muito triste saber que uma pessoa ligada ao samba tenha esse tipo de passamento. Só tenho a lamentar que isso tenha ocorrido”. Santi disse que o assassinato de Falcon mexe com o destino da Portela. “Era uma pessoa que fez uma Portela melhor, não que não fosse boa lá atrás, mas fez uma Portela mais dinâmica, competitiva, e isso se perde, porque é uma liderança perdida”.

Procurada pela Agência Brasil , a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesa), informou através de sua assessoria, que não vai se manifestar por enquanto.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, que é portelense, divulgou nota sobre a morte do presidente da Portela. “Lamento muito pela morte de Marcos Falcon. Com amor e dedicação, Falcon revolucionou a nossa Portela nos últimos anos. Meus sentimentos aos familiares, especialmente à minha amiga Selminha Sorriso. Espero que a polícia esclareça esse crime com a maior brevidade possível”.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis