Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Brasil

Editoria sobre Brasil ir para editoria →

Política

PSDB retoma votação das prévias para escolher presidenciável do partido neste sábado

Previsão é que resultado seja divulgado no início da noite. Votação eletrônica começou no último domingo (21), mas conclusão foi adiada por falha no aplicativo.

O candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos será o vencedor das prévias. Se nenhum obtiver essa maioria, os dois mais votados participarão de um segundo turno. (Foto: Pedro Ladeira Folhapress)

Por

O PSDB informou que retomou às 8h deste sábado (27) a votação eletrônica das prévias que escolherão o candidato do partido à Presidência da República. A votação começou no último domingo (21), mas a conclusão foi adiada em razão de falha no aplicativo de votação dos filiados.

A votação, por meio de um novo aplicativo, prosseguirá até as 17h. Três postulantes estão na disputa — os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto. A previsão da cúpula do partido é anunciar o resultado até as 18h, em Brasília.

O candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos será o vencedor das prévias. Se nenhum obtiver essa maioria, os dois mais votados participarão de um segundo turno.

Estão aptos a votar 44,7 mil filiados, dos quais 8% conseguiram votar no último domingo. Até as 13h deste sábado, o partido informou ter contabilizado 19 mil votos.

Embora o partido registre somente dois votantes no exterior, identificou mais de 10 mil tentativas de acesso ao aplicativo oriundas de outros países. Por isso, bloqueou os acessos do exterior, a fim de evitar vulnerabilidades.

"Nós solicitamos uma auditoria forense. O vice-presidente do Jurídico do partido vai encaminhar à Polícia Federal para ser investigado", afirmou o presidente do partido, Bruno Araújo.

Segundo ele, empresas especializadas em segurança cibernética, técnicos dos três candidatos e a própria estrutura do partido estão "processando a votação e fazendo essa camada de proteção para que a gente possa às 17h entregar esse resultado e apresentar um candidato a presidente da República do PSDB".

Aplicativos            

O primeiro aplicativo utilizado pelo partido nas prévias foi desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na terça (23), o PSDB iniciou os testes de um outro aplicativo, desenvolvido pela empresa RelataSoft e, na quarta (24), informou que os resultados "não foram totalmente satisfatórios" e que faria testes com uma nova empresa. A empresa escolhida para dar continuidade ao processo de votação neste sábado foi a BeeVoter.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Após manifestações da AGU e do STF, Conselho de Secretários de Saúde afirma que irá examinar denúncia 'de forma meticulosa'

Helicóptero cai no mar em praia de Florianópolis

Ao menos 3 estados têm cerca de 80% dos leitos de UTI para Covid ocupados; confira

Desfiles de escolas de samba serão com máscara em São Paulo