Brasil

PT pede anulação da exoneração de Sérgio Moro na CNJ

Com o pedido de exoneração feito nesta sexta-feira, Moro assume uma vaga formal na equipe de transição do novo governo

PT pede anulação da exoneração de Sérgio Moro na CNJ

"Ele manteve processo de Lula sob seu controle, por meio de sua juíza substituta, e agora pede exoneração para fugir das acusações da CNJ", disse ele — Foto:Reprodução

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), protocolou junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma ação com pedido de medida cautelar para anular a exoneração do juiz Sérgio Moro.

O pedido foi protocolado juntamente com os colegas de bancada Paulo Teixeira (PT-SP) e Wadih Damous (PT-RJ), devido aos processos administrativos pelos quais Moro responde.

Sérgio Moro pediu exoneração nesta sexta-feira (16) do cargo de juiz federal para assumir como ministro da Justiça e da Segurança Pública na gestão do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). 

Moro aceitou o convite para o cargo de ministro no início do mês, quando então pediu férias e afirmou que iria pedir a exoneração somente em janeiro. O pedido foi deferido pelo desembargador Thompson Flores, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, corte à qual está vinculada a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde o futuro ministro da Justiça é lotado.

Leia mais: Presidente do TRF-4 assina exoneração de Sérgio Moro

Moro alegou que sofria ameaças e não poderia prescindir do salário e dos benefícios da magistratura até assumir o cargo no Executivo. Com o pedido de exoneração feito nesta sexta-feira, Moro assume uma vaga formal na equipe de transição do novo governo.

Em vídeo publicado no Twitter, o deputado Pimenta criticou o que entende como uma “gambiarra jurídica”.

“Ele manteve processo de Lula sob seu controle, por meio de sua juíza substituta, e agora pede exoneração para fugir das acusações da CNJ”, disse ele.

“Sérgio Moro cometeu uma série de crimes na sua perseguição política contra o ex-presidente Lula e o PT. Por isso ele responde a diversos processos disciplinares junto ao Conselho Nacional de Justiça, que tem o dever de concluir o julgamento de todas as reclamações. Sérgio Moro não pode estar acima da lei, embora ele tenha sempre agido desta forma durante o seu trabalho à frente da Lava Jato”, afirma Paulo Pimenta.

A ação também pede que seja realizada uma oitiva do desembargador Thompson Flores para prestar esclarecimentos sobre o deferimento do pedido de Sérgio Moro para exoneração do posto de juiz.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]


COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Corpos encontrados em barco no Pará serão sepultados nesta quinta-feira

2

Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas

3

Brasil

Casal gay denuncia empresa que se recusou a fazer ‘convite homossexual’ de casamento

4

Brasil

Ministro anuncia que Anac vai investigar morte de cachorro em voo da Gol

5

Brasil

Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso