Comunidade

Quilombolas de São Paulo começam a receber vacina contra a Covid-19

O quilombo, localizado numa área de 2,8 mil hectares no Vale do Ribeira, possui cerca de 300 quilombolas com mais de 18 anos que receberam a vacina.

Quilombolas de São Paulo começam a receber vacina contra a Covid-19

O quilombo, localizado numa área de 2,8 mil hectares no Vale do Ribeira, possui cerca de 300 quilombolas com mais de 18 anos que receberam a vacina. — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A comunidade Quilombo Ivaporunduva, em Eldorado (249 km de SP), recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 na manhã deste sábado (23). Benedita, 77, e Benedito, 66, foram os dois primeiros moradores da comunidade a receber a imunização.

O quilombo, localizado numa área de 2,8 mil hectares no Vale do Ribeira, possui cerca de 300 quilombolas com mais de 18 anos que receberam a vacina. O trabalho foi realizado por 15 profissionais de Enfermagem da rede pública de saúde.

A vacinação teve a presença do governador João Doria. “Os quilombolas serão vacinados, assim como os indígenas. É um ato humanitário, é um gesto correto da ciência e da saúde imunizar os indígenas do nosso Estado e a comunidade quilombola”, disse Doria.

No início da semana, o governador sofreu críticas pela exclusão dos quilombolas do grupo prioritário do programa de vacinação contra a Covid-19 do estado. Um dia depois, Doria anunciou a inclusão do grupo.

Segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde), o governo do estado determinou a inclusão dos quilombolas entre os grupos prioritários da primeira fase do PEI (Plano Estadual de Imunização).

VACINÔMETRO

Até as 19h40 deste sábado, 123.813 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado. Além dos quilombolas, compõem o público-alvo da fase prioritária da imunização os profissionais de saúde que lidam diretamente com pacientes da doença e idosos em instituições de longa permanência.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Ministros do STF veem “informações desencontradas” no caso X e avaliam reação

2

Brasil

Noiva cai na piscina e morre após infartar durante festa do próprio casamento

3

Brasil

Motorista de aplicativo e mototaxista dizem que idoso estava vivo quando entrou no carro

4

Brasil

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

5

Brasil

Mulher que levou idoso morto ao banco pode responder por vilipêndio a cadáver