"Pertinente"

Raquel Dodge propõe gravar conversas entre presos e advogados, diz Jungmann

Jungmann disse estar em uma "cruzada" pela implementação dessa medida. Ele disse ainda esperar que as cadeias estaduais sigam o exemplo federal, caso isso aconteça

Raquel Dodge propõe gravar conversas entre presos e advogados, diz Jungmann

Jungmann esteve com Raquel Dodge na manhã desta sexta-feira — Foto:Carta Capital

A procuradora-geral da República Raquel Dodge propôs que sejam gravadas conversas entre presos do comando do crime organizado e advogados. Nesta sexta-feira, após cenário de guerra na favela da Rocinha, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que Dodge sugeriu a medida a ele, que já vinha defendendo a ação.

“Ela lembrou isso. Foi uma sugestão que ela deu e eu achei extremamente pertinente”, disse o ministro, completando: “A prisão se transforma em home office do crime organizado e do crime nas ruas”.

O ministro comparou aos filmes o que pretende fazer nas carceragens federais: que presos de alta periculosidade e advogados conversem por meio de um parlatório, separados por vidros e por meio de telefones internos.

Jungmann disse estar em uma “cruzada” pela implementação dessa medida. Ele disse ainda esperar que as cadeias estaduais sigam o exemplo federal, caso isso aconteça. Sem estipular prazos para alguma ação do governo, o ministro atacou a “resistência” de advogados criminalistas sobre essa proposta. Além disso, prometeu levar o caso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“O advogado que se torna advogado de um bando pode ser chantageado, ele pode ser ameaçado de morte se ele não passar a servi-lo”, emendou.

Jungmann voltou a citar a responsabilidade dos estados com o sistema penitenciário. Segundo ele, boa parte desse sistema é uma “peneira”.

“Boa parte do nosso sistema prisional é uma peneira. Mas esse sistema, sobretudo, não é responsabilidade do governo federal. As atribuições competem aos governos estaduais”, declarou, completando que o governo federal fez as varreduras, mas que é trabalho dos estados “mantê-las limpas”.

O ministro esteve com Raquel Dodge na manhã desta sexta-feira, na Procuradoria-Geral da República (PGR). Ela tomou posse à frente do Ministério Público na última segunda-feira. Como antecipou a coluna Lauro Jardim, do GLOBO, o ministro propôs a criação de uma força-tarefa especial para a segurança fluminense, com órgãos como Ministério Público, Justiça Federal e Polícia Federal.

Mais cedo, já havia clima de guerra na favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. Houve intenso tiroteio no acesso à comunidade, que levou ao fechamento da Autoestrada Lagoa-Barra, em São Conrado. O governador, Luiz Fernando Pezão, pediu apoio das Forças Armadas. 950 militares devem chegar à comunidade por volta das 15h.

Jungmann deu como caso encerrado a defesa de um general da ativa do Exército de intervenção militar. Na última sexta-feira, o general Antonio Hamilton Mourão disse que “ou as instituições solucionam o problema político”, retirando da vida pública políticos envolvidos em corrupção, ou então o Exército terá que impor isso.

“Me reuni com o comandante do Exército, ele tomou as providências necessárias, emitiu nota a esse respeito e este caso está encerrado”, limitou-se a responder o chefe da Defesa.

O comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, não deixou claras as medidas tomadas contra Antonio Hamilton. Ainda, Villas Bôas declarou que só ele mesmo pode falar pelo Exército.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 100 milhões hoje

2

Brasil

Show de Roberto Carlos é cancelado por falta de segurança em estádio

3

Brasil

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

4

Brasil

Anvisa tem maioria para manter proibida venda de cigarro eletrônico no Brasil

5

Brasil

Renda dos 10% mais ricos é 14 vezes superior à dos 40% mais pobres