Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Brasil

Editoria sobre Brasil ir para editoria →

Brasil

Secretaria de Saúde da Paraíba recebe prêmio nacional pelo incentivo à doação de órgãos e tecidos

Na edição deste ano, foi lançada a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos que, em 2020, acontece no período de 25 de setembro a 24 de outubro e tem como tema "A Vida Precisa Continuar".

O secretário estendeu a premiação aos componentes da Central de Transplantes da Paraíba e ao Governo do Estado. (Foto: Reprodução)

Por

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi contemplada, nesta quinta-feira (24), com o prêmio anual ‘Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil’, do Ministério da Saúde. A cerimônia de entrega dos prêmios este ano aconteceu na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com transmissão on-line, e homenageou nomes de destaque em questões relacionadas à doação e captação de órgãos e tecidos para transplantes no país.

A Rede de Transplantes de Órgãos e Tecidos do Estado vem desenvolvendo estratégias inovadoras que resultaram no aumento em mais de 400% o número de transplantes de órgãos sólidos no ano de 2019, além do retorno, após uma década de ausência, do transplante de coração.

"O sentimento é de gratidão e felicidade! Este prêmio é resultado de um trabalho em equipe, envolvimento e estímulo dos profissionais de saúde, além do constante processo de conscientização da população. A Paraíba já chegou a ser o último lugar no ranking de transplantes no Brasil e se transformou num destaque nacional por ser o Estado que mais cresceu neste cenário", declarou o secretário estadual da Saúde, Geraldo Medeiros.

O secretário estendeu a premiação aos componentes da Central de Transplantes da Paraíba e ao Governo do Estado. "Seguiremos com a missão de executar ações no sentido de sensibilizar a sociedade paraibana para a doação de órgãos e tecidos. Aos familiares das vítimas que permitiram que a doações acontecessem, a nossa gratidão pelo imenso gesto de generosidade", pontuou.

Premiação nacional – O prêmio ‘Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil’, instituído pela portaria nº 1.751, de 23 de setembro de 2005 do Ministério da Saúde, homenageia pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na promoção da doação de órgãos com a finalidade de transplantes. A premiação acontece anualmente próximo ao dia 27 de setembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos.

Na edição deste ano, foi lançada a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos que, em 2020, acontece no período de 25 de setembro a 24 de outubro e tem como tema "A Vida Precisa Continuar".

Dados – Este ano, foram 23 pacientes transplantados na Paraíba e 21 órgãos encaminhados para outros estados, provenientes de pacientes doadores com morte encefálica. Em 2019, foram realizadas 22 captações em doadores de múltiplos órgãos e 66 transplantes de órgãos, incluindo medula. Com as doações, 45 pacientes deixaram a fila de transplantes na Paraíba e mais 19 em outros estados. 

A média de doações de janeiro a agosto do ano passado foi de 0,8 órgãos por mês. Já em 2020, embora os meses de março, abril e maio não tenha entrado para a estatística em virtude da pandemia da Covid-19, a Paraíba atingiu a média de 3 órgãos por mês no mesmo período.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal ClickPB não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.

Destaque

ir para editoria →

Por 57 a 10, Senado aprova Kassio Nunes, 1º indicado de Bolsonaro, para vaga no STF

Comissão do Senado aprova indicação de Kassio Nunes para o STF

Homem filmado dando socos em mulher na Bahia se entrega à polícia

Colégio no Recife suspende aulas por 14 dias devido a surto de covid-19 entre alunos