Brasil

Secretaria de Saúde da Paraíba recebe prêmio nacional pelo incentivo à doação de órgãos e tecidos

Na edição deste ano, foi lançada a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos que, em 2020, acontece no período de 25 de setembro a 24 de outubro e tem como tema "A Vida Precisa Continuar".

Secretaria de Saúde da Paraíba recebe prêmio nacional pelo incentivo à doação de órgãos e tecidos

O secretário estendeu a premiação aos componentes da Central de Transplantes da Paraíba e ao Governo do Estado. — Foto:Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi contemplada, nesta quinta-feira (24), com o prêmio anual ‘Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil’, do Ministério da Saúde. A cerimônia de entrega dos prêmios este ano aconteceu na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com transmissão on-line, e homenageou nomes de destaque em questões relacionadas à doação e captação de órgãos e tecidos para transplantes no país.

A Rede de Transplantes de Órgãos e Tecidos do Estado vem desenvolvendo estratégias inovadoras que resultaram no aumento em mais de 400% o número de transplantes de órgãos sólidos no ano de 2019, além do retorno, após uma década de ausência, do transplante de coração.

“O sentimento é de gratidão e felicidade! Este prêmio é resultado de um trabalho em equipe, envolvimento e estímulo dos profissionais de saúde, além do constante processo de conscientização da população. A Paraíba já chegou a ser o último lugar no ranking de transplantes no Brasil e se transformou num destaque nacional por ser o Estado que mais cresceu neste cenário”, declarou o secretário estadual da Saúde, Geraldo Medeiros.

O secretário estendeu a premiação aos componentes da Central de Transplantes da Paraíba e ao Governo do Estado. “Seguiremos com a missão de executar ações no sentido de sensibilizar a sociedade paraibana para a doação de órgãos e tecidos. Aos familiares das vítimas que permitiram que a doações acontecessem, a nossa gratidão pelo imenso gesto de generosidade”, pontuou.

Premiação nacional – O prêmio ‘Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil’, instituído pela portaria nº 1.751, de 23 de setembro de 2005 do Ministério da Saúde, homenageia pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na promoção da doação de órgãos com a finalidade de transplantes. A premiação acontece anualmente próximo ao dia 27 de setembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos.

Na edição deste ano, foi lançada a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos que, em 2020, acontece no período de 25 de setembro a 24 de outubro e tem como tema “A Vida Precisa Continuar”.

Dados – Este ano, foram 23 pacientes transplantados na Paraíba e 21 órgãos encaminhados para outros estados, provenientes de pacientes doadores com morte encefálica. Em 2019, foram realizadas 22 captações em doadores de múltiplos órgãos e 66 transplantes de órgãos, incluindo medula. Com as doações, 45 pacientes deixaram a fila de transplantes na Paraíba e mais 19 em outros estados. 

A média de doações de janeiro a agosto do ano passado foi de 0,8 órgãos por mês. Já em 2020, embora os meses de março, abril e maio não tenha entrado para a estatística em virtude da pandemia da Covid-19, a Paraíba atingiu a média de 3 órgãos por mês no mesmo período.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis