Impeachment

Senadores falam hoje no julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff

Começou às 10h25 da manhã o quinto dia de julgamento final do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, no Senado Federal. Na primeira etapa desta terça-feira (30), os advogados de acusação e de defesa tiveram uma hora e trinta minutos cada para considerações finais, réplica e tréplica. 

Conduzida pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski, a sessão ouviu depoimentos e testemunhas nesta quinta-feira, com acusação e defesa argumentando. A palavra final sobre a presidente caberá à votação dos senadores, ainda sem horário delimitado. 

Depois da fala de Dilma, acusação e defesa têm uma hora e meia para debater o processo, o que deve ocorrer nesta terça (30). São permitidas réplica e tréplica de uma hora. Se a acusação não usar réplica, não há tréplica. Depois, os senadores inscritos podem se manifestar por dez minutos cada.

Advogado de defesa diz que Dilma será afastada sem o povo ter entendido o motivo

Encerrada a discussão, Lewandowski lerá um resumo do processo, com as fundamentações da acusação e da defesa. Dois senadores favoráveis ao impeachment de Dilma e dois contrários terão cinco minutos cada para encaminhamento de votação.

A votação será nominal, via painel eletrônico. Cada senador falará o voto, assim como ocorreu na Câmara. Depois, o resultado será proclamado. Se ao menos 54 senadores votarem a favor do impeachment, Dilma será definitivamente afastada da Presidência. Se o placar de 54 votos favoráveis ao impedimento não for atingido, o processo será arquivado e Dilma reassumirá a Presidência da República.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]