Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Brasil

Editoria sobre Brasil ir para editoria →

Nordeste

UFPE retoma aulas presenciais em formato híbrido

As aulas teóricas permanecem de forma remota, as práticas profissionais serão presenciais, e as aulas práticas e teórico-práticas também serão ofertadas no formato presencial.

“Nós fizemos um amplo debate na comunidade, ouvindo os diferentes segmentos e conversando amplamente sobre essas questões”, explicou o reitor Alfredo Gomes. (Foto: Reprodução)

Por

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciou o semestre letivo 2021.1dos cursos de graduação na última segunda-feira (20). As aulas do semestre devem ser ministradas em formato híbrido, conforme a Resolução nº 04/2021 do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade, no contexto da pandemia de Covid-19.

As aulas teóricas permanecem de forma remota, as práticas profissionais serão presenciais, e as aulas práticas e teórico-práticas também serão ofertadas no formato presencial.

Para a retomada, a resolução traz orientações sanitárias a serem seguidas, como o uso obrigatório de máscaras; agendamento prévio a locais de atendimentos públicos; interdição de bebedouros de uso coletivo; higienização de postos de trabalho; dentre outras recomendações. 

“Nós fizemos um amplo debate na comunidade, ouvindo os diferentes segmentos e conversando amplamente sobre essas questões”, explicou o reitor Alfredo Gomes, em entrevista ao Brasil de Fato Pernambuco. Ele informou que foi estabelecido um Grupo de Trabalho (GT) da Covid, especificamente para analisar a pandemia. E além disso, a universidade faz reuniões periódicas com um Conselho de Administração para discutir as questões relacionadas a isso.

O reitor também apontou os índices de melhoria da pandemia e o avanço da vacinação. "Nós temos que preparar a universidade para o retorno presencial. E é necessária a presença do nosso pessoal técnico administrativo, que tem feito um trabalho excepcional durante esse período, para que o retorno se dê", finaliza. 

Aula Magna

A recepção foi realizada de forma online, com a Aula Magna “A Universidade na perspectiva freireana”, proferida pelo reitor Alfredo Gomes. O evento foi parte das comemorações dos 75 anos da UFPE e do Centenário Paulo Freire, com transmissão às 9h, no canal da UFPE no YouTube e com a presença do vice-reitor Moacyr Araújo.

“Desejamos a todos e todas, estudantes veteranos e ingressantes, que tenham um excelente semestre letivo e que vivenciem processos qualitativos de ensino, de avaliação e de aprendizagem. Nesse sentido, todos os cursos de graduação da UFPE, que estão com as atividades de ensino presenciais, têm como pauta os cuidados de biossegurança, conforme orientação do plano de retomada da UFPE”, afirmou a pró-reitora de Graduação, professora Magna do Carmo Silva.

No total, a UFPE possui 110 cursos de graduação, sendo 104 presenciais (nos campi Recife, Caruaru e Vitória) e seis na modalidade a distância. Para orientar os alunos sobre a vida acadêmica, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza, em seu site, o Manual do Estudante para o ano letivo 2020/2021. Também há, na página, tutoriais específicos para o modelo remoto.

Modificação e trancamento de matrícula

Os alunos podem realizar modificações de matrícula até a quarta-feira (29), pelo Siga. Podem ser feitos os procedimentos de cancelamento (sem ônus) ou inclusão de componentes curriculares, trancamento de semestre ou matrícula vínculo (este último é para quem já realizou os quatro trancamentos de semestre). 

Greve dos servidores

Os servidores técnico-administrativos da UFPE iniciaram uma greve no dia 14 de setembro. Em nota oficial publicada, a categoria considera a decisão antidemocrática. Outras questões são apontadas, como a não-obrigatoriedade da vacina, o não fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI's) e ambientes de trabalho com pouca ou nenhuma ventilação. 

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Idoso aposentado há 45 anos ganha bolo temático no Rio: 'Terror do INSS'

Cármen diz que PGR não está 'fora de supervisão' e cobra detalhes de ações contra Bolsonaro

Oposição decide ser contra PEC dos Precatórios, e governo já não conta mais com votação nesta terça

CPI da Covid pede indiciamento de 81; veja quem é quem e seus possíveis crimes