Brasil

União do centro nas eleições pode afastar polarização, diz Temer

Em entrevista à rádio Cultura FM, Temer defendeu que a fragmentação de candidaturas de centro fazem a disputa se restringir a polos mais radicalizados.

União do centro nas eleições pode afastar polarização, diz Temer

Michel Temer também comentou os conselhos que tem dado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).​ — Foto:Amilcar Orfali/Getty Images

O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou nesta quarta-feira (29) que uma união dos partidos de centro nas eleições pode afastar a polarização da política nacional.

Em entrevista à rádio Cultura FM, Temer defendeu que a fragmentação de candidaturas de centro fazem a disputa se restringir a polos mais radicalizados.

“O que me parece ao longo do tempo é que o chamado centro sempre se divide em duas, três candidaturas — o que permite que a disputa final fique entre os mais polarizados”, afirmou Temer.

“Eu acho que o chamado centro se divide muito”, declarou o ex-presidente. “Se tivesse um grupo de direita, um grupo mais a esquerda e um grupo de centro, seriam três facções — digamos assim — bem definidas. Quando você fosse votar, você optaria por uma dessas facções, desses programas”, explicou.

“Eu faço uma pequena distinção entre polarização e radicalização. A polarização pode ser, muitas vezes, de programas, de ideias. A radicalização é uma coisa mais pessoal. Você vê que instalou-se muitas vezes uma espécie de ódio entre pessoas, entre brasileiros. Coisa que não era do nosso temperamento”, defendeu.

“Eu não gosto dos rótulos, só vou usar porque é tradição. Digo que não gosto de rótulos porque hoje o que o povo quer é resultado. Não interessa se vem de esquerda, de direita, de centro”, disse.

Conselhos a Bolsonaro

Michel Temer também comentou os conselhos que tem dado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“O presidente da República ouve muita gente. Deve ter ouvido as minhas afirmações também, as minhas considerações, ao lado de outras tantas. Você, como presidente, sempre toma — pelo menos no meu caso foi assim — uma decisão depois de ouvir muita gente”, declarou.

“De vez em quando dizem, ‘ah, ele recorreu a seu conselho’. Não é exatamente isso, ele só ouviu naturalmente o que andei falando, o que eu disse a pessoas ligadas a ele, a ele mesmo, e talvez tenha ajudado”, contou.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios amenizam prejuízo em 2023, mas perdas somam R$ 597 milhões

2

Brasil

Espírito Santo tem 20 mil desalojados e 20 mortes por causa da chuva

3

Brasil

Irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar vereadora, são transferidos de Brasília

4

Brasil

“Estivemos durante todo esse tempo correndo perigo”, diz prima de Marielle após novos desdobramentos do caso

5

Brasil

PF prende uma pessoa e cumpre mandados contra abuso sexual infantil em Ibiara e Pedro Régis