Veja vídeo

VÍDEO: Passageiros deixam avião às pressas após pane e descem usando escorregador de emergência

Um vídeo mostra o momento de desespero em que os passageiros começaram a correr para a saída de emergência e evacuar o avião pelo escorregador inflável na lateral, durante um incidente em que a aeronave teve uma pane, nesta quinta-feira (25).

O voo da Azul sairia do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, com destino a Guarulhos, em São Paulo.

As imagens mostram o momento em que a aeronave começa a ser evacuada, logo após as comissárias pedirem que os passageiros descessem. No desespero, após ouvirem que o avião poderia explodir, segundo os passageiros, todos entraram em pânico e começaram a correr em direção à saída de emergência.

Em seguida, o vídeo mostra um dos passageiros descendo pelo escorregador inflável.

Passageiros precisam descer pelo escorregador da saída de emergência — Foto: Divulgação

Pelo menos cinco passageiros ficaram feridos ao descer pelo escorregador. Eles foram encaminhados para o Pronto Socorro de Várzea Grande.

Montagem avião MT/SP — Foto: reprodução e divulgação

Entre os passageiros, estava uma gestante, que está internada.

Segundo a Azul Linhas Aéreas, de todos os voos previstos para esta quinta-feira (25), apenas três tiveram atraso após o ocorrido. O voo de Cuiabá à Guarulhos foi cancelado e alguns clientes foram remanejados.

A companhia já voltou a operar normalmente.

Para apurar o que aconteceu, desde as 8h, a perícia está vistoriando a aeronave. Após o incidente, a aeronave foi colocada à disposição da manutenção e a companhia está apurando as causas da pane elétrica.

De acordo com funcionários do aeroporto, alguns passageiros teriam ficado feridos ao descer pelo escorregador inflável do avião, modelo Airbus 320. A aeronave não chegou a decolar.

O passageiro Wenderson Campos conta que houve uma freada brusca e, em seguida, uma comissária de bordo gritou para que todos deixassem a aeronave pela saída de emergência.

“A comissária apareceu gritando, mandando todo mundo sair pela saída de emergência. O pessoal começou a empurrar e eu estava com uma criança. Todo mundo desceu pelo escorregador, atrás da turbina. Eu deixei meu bebê e voltei para pegar minha esposa e ela caiu e se machucou. Uma outra mulher quebrou o pé e uma grávida passou muito mal”, disse.

Natalya do Nascimento Campos ficou ferida. — Foto: Reprodução

A mulher dele, Natalya do Nascimento Campos, ficou ferida e falou que o socorro demorou a chegar.

“O atendimento do Samu e do Corpo de Bombeiros demorou muito. O pessoal não sabia o que tinha acontecido e não sabia passar para nós o que estava acontecendo. Os funcionários da Azul tentaram ajudar, separar quem estava mais machucado, mas até o momento ninguém ligou para passar nada para nós”, disse ela.

Passageiros precisam descer pelo escorregador da saída de emergência — Foto: Divulgação

A Azul também confirmou por meio de nota que a aeronave teve a decolagem abortada após a identificação de uma pane na aeronave, tendo o comandante do voo realizado o procedimento padrão previsto para esse tipo de situação.

“Os clientes evacuaram a aeronave por meio das saídas de emergência do avião. A Azul destaca que está prestando todo o apoio necessário aos clientes, lamenta o ocorrido e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”, diz a nota.

O voo 2751 sairia de Cuiabá as 2h (horário local) e chegaria em São Paulo às 5h05.

A passageira Juliana Amorim estava no voo e conta sobre o susto.

“As comissárias começaram a falar que ia explodir o avião, que era para evacuar o avião e foi aquele desespero. Ninguém conseguia abrir porta. Eu não sei quantas pessoas já tinham saído na minha frente, mas consegui sair, graças a Deus, sem nenhum ferimento. Saí pela pelo escorregador (inflável). A gente via que tinha muita gente machucada, porque quando descia no escorregador, a turbina estava ligada, então ventava e derrubava as pessoas”, relata.

Ela também explica que escorregador de trás estava com maiores dificuldades.

“Não sei se é por causa da turbina ou porque não abriu tudo, ele não encostava no chão. Então tiveram pessoas que caíram lá de cima”, afirma.

A naturóloga Andréia Gregoli afirma que o cheiro de fumaça e de combustível estava forte dentro do avião.

“Na hora que abriu a porta ficou mais intenso ainda. Quando descemos pelo escorregador, a turbina estava muito forte. Muitas pessoas caíram por causa disso”, relata.