Planos

Chery deixa QQ nacional para março e promete ampliar ‘família’ Tiggo

Tiggo 5 deve começar a ser produzido em Jacareí no 2º semestre de 2016. No ano seguinte, virá o Tiggo 1, feito a partir do Celer.

Chery deixa QQ nacional para março e promete ampliar 'família' Tiggo

Tiggo 5 deve começar a ser produzido em Jacareí no 2º semestre de 2016 — Foto:Auto Esporte

A Chery anunciou nesta sexta-feira (11) que o início da produção do QQ no Brasil passará para março do ano que vem. O hatch compacto deveria ter sido nacionalizado neste ano, mas, por conta da crise, o plano foi adiado primeiro para janeiro.

A montadora de origem chinesa informou ainda que produzirá em Jacareí (SP) também o SUV Tiggo 5, no segundo semestre de 2016, completando o plano de investimento de US$ 100 milhões na fábrica.

Ele conviverá com o Tiggo 3, um pouco menor, importado atualmente para o país. Esse modelo passará a ser nacional e ganhará uma reestilização no fim do ano que vem ou começo de 2017, adotando a frente atualizada da “família Tiggo”.

Um terceiro integrante, o Tiggo 1, feito a partir da plataforma do Celer e, por isso, o menorzinho da “família”, deverá começar a ser produzido no país em 2017. Ele deve concorrer com “aventureiros” compactos, além do conterrâneo Jac T3.

Produção maior

Em 2016, a Chery estima que quase dobrará a produção no Brasil em relação a este ano, para até 10 mil unidades, diz o vice-presidente, Luis Curi.

Parte deles, 1 mil, deverá ser exportada para países da América do Sul. A montadora pretende levar o QQ e o Celer para Argentina, Uruguai, Colombia e Peru – a Chery diz negociar ainda com a Venezuela.

Segundo a marca, a América do Sul representa um quarto do total de exportações da marca. Ela só perde, em volume, para Oriente Médio e Leste Asiático. Ainda de acordo com dados da marca, a participação em mercados como Peru e Chile, é de mais de 1%.

Balanço

2015 marcou o início da produção no Brasil, a primeira fábrica da Chery fora da China, com o Celer hatch e Sedan. Não se trata apenas da montagem dos veículos: a produção em Jacareí tem praticamente todas as etapas: apenas o corte das chapas (estamparia) não é feito lá. A produção de motores também foi iniciada recentemente, dentro da planta.

Porém, a montadora enfrentou 1 mês de greve, em abril, além de ter entrado em férias coletivas em agosto. A produção também parou por conta de um raio que atingiu a caixa de força da fábrica. Ao todo, calcula Curi, só trabalharam por 6 meses. “Não foi o ano que gostaríamos, mas temos a certeza de que iremos continuar”, afirmou.

A Chery promete que, no ano que vem, cederá um Celer para o Latin NCap testar. O órgão avalia, de forma independente, a segurança de carros à venda na América Latina e nunca um projeto chinês produzido no Brasil foi testado.

Estabilidade

Se o começo não foi da maneira esperada, a marca espera, a passos menores, mas estáveis, crescer no mercado brasileiro. “Se soubéssemos que a situação fosse se complicar, o ritmo das obras teria sido mais lento”, comentou Curi.

Com isso, a partir de 2017, quando o Tiggo 3 virar nacional, a marca não importará mais veículos da China. Existe ainda, a possibilidade do desenvolvimento de um modelo voltado para o mercado Sul-Americano, ainda sem segmento revelado.

“Vamos com passos mais lentos, para que, em 5 ou 6 anos, tenhamos entre 3% e 4% de participação do mercado”, afirmou o vice-presidente. Atualmente, ela tem 0,25%, mas já chegou a ter cerca de 1%, antes da sobretaxação para veículos importados. “Levamos uma “rasteira”, dormindo com IPI de 11% e acordando com 41% de taxa”, lamentou.

Parte da estratégia de crescimento sustentável envolve a rede. Dos 71 concessionários, agora restam 58. Para 2016, o objetivo é inaugurar duas lojas, e consolidar uma rede de 60 pontos de venda.

Polo tecnológico

Além da fábrica, a Chery também tem planejado, na região de Jacareí, a criação de um polo tecnológico. Porém, com a situação econômica do país, os planos também tiveram a velocidade revista. Mesmo assim, há conversas com fornecedores.

De acordo com a montadora, serão 25 fornecedores nos arredores. Destas, 20 devem ser chinesas. “Pelo menos oito empresas já estão em conversas com a prefeitura de Jacareí”, disse Curi.

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Montadora chinesa deve lançar “fusca elétrico” no Brasil após vitória na Justiça contra a Volkswagen

2

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

3

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

4

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

5

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil