Fenabrave

SUVs são 1 em cada 4 carros novos vendidos no Brasil

As informações são da Fenabrave, a associação das concessionárias, que divulgou na última quinta-feira (3) o balanço de vendas de 2018, com alta de 14,6%.

SUVs são 1 em cada 4 carros novos vendidos no Brasil

SUVs são 1 em cada 4 carros novos vendidos no Brasil — Foto:Pixabay

Um em cada 4 carros novos vendidos no Brasil em 2018 foram SUVs. A categoria, que já foi tratada como moda no país, hoje é a segunda mais importante do mercado local, perdendo apenas para os hatches pequenos.

As informações são da Fenabrave, a associação das concessionárias, que divulgou na última quinta-feira (3) o balanço de vendas de 2018, com alta de 14,6% para automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões.

Dos 2,1 milhões de automóveis vendidos no ano que terminou, pouco mais de 500 mil foram SUVs, ou 24,4% do total.

Os números mostram que a participação dos SUVs aumentou quase duas vezes e meia em cinco anos. Muito em razão da quantidade de produtos disponíveis. Com 40 modelos, a categoria é a maior do relatório da Fenabrave.

Segmento disputado

As boas vendas de SUV são reflexo de um segmento com disputas acirradas. O Jeep Compass, de porte médio, foi o utilitário esportivo mais vendido do tipo no Brasil em 2018, com 60,2 mil unidades. É mais do que qualquer sedã vendido no país, com exceção do Chevrolet Prisma.

Depois do Compass, a briga pela liderença entre os SUVs compactos foi disputada por quatro modelos, com menos de 3 mil unidades separando-os.

Hyundai Creta (48,9 mil unidades em 2018), Honda HR-V (47,9 mil), Nissan Kicks (46,8 mil) e Jeep Renegade (46,3 mil) disputaram cliente por cliente, e prometem reeditar o confronto em 2019.

Quem perdeu espaço?

Em importância, é possível dizer que os SUVs tomaram o lugar dos carros de entrada como segundo maior segmento.

Obviamente isso não significa que os clientes de uma categoria tenham migrado diretamente para outra.

A ascensão dos SUVs tem muito a ver com a mudança de comportamento dos clientes, que estão deixando de lado sedãs e hatches, principalmente os médios, em troca de utilitários esportivos.

A categoria de hatches médios, por exemplo, corre o risco de extinção nos próximos anos. Ela passou de 3,6% em 2014 para modestos 0,6% em 2018. Hoje, são apenas 6 representantes desta “tribo”, sendo que o Focus já teve seu fim confirmado pela Ford.

Somados, os 6 hatches médios emplacaram pouco mais de 13 mil veículos em 2018 inteiro. O número é praticamente idêntico ao resultado anual do Toyota SW4, o 11º SUV mais vendido do país.

Na lista de 13 categorias da Fenabrave, os hatches médios só emplacaram mais veículos do que sedãs grandes, peruas médias e grandes e carros esportivos.

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Montadora chinesa deve lançar “fusca elétrico” no Brasil após vitória na Justiça contra a Volkswagen

2

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

3

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

4

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

5

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil