TfL

Uber perde licença para operar em Londres e afeta mais de 40 mil motoristas

O órgão questiona os controles do Uber, gerenciado através de um aplicativo para smartphone, sobre seus motoristas, bem como sua atitude em relação a possíveis delitos graves

Uber perde licença para operar em Londres e afeta mais de 40 mil motoristas

A medida irá afetar mais de 40 mil condutores. — Foto:Reprodução

O Uber perdeu sua licença para operar em Londres por não apresentar medidas de segurança suficientes, anunciou nesta sexta-feira o órgão regulador do transporte da capital britânica, Transport for London (TfL).

O TfL decidiu não renovar a licença da empresa de transporte, que expira no dia 30 de setembro, ao concluir que ela “não reúne os requisitos” necessários para operar na cidade, devido a questões de “segurança”.

O órgão questiona os controles do Uber, gerenciado através de um aplicativo para smartphone, sobre seus motoristas, bem como sua atitude em relação a possíveis delitos graves.

O prefeito de Londres, o Sadiq Khan, apoiou a decisão do TfL, organismo que ele preside, e declarou que “seria errado continuar emitindo uma licença ao Uber se isto pode representar um risco para a segurança dos londrinos”.

“Quero que Londres esteja à frente da inovação e da tecnologia e que seja um lar natural para novas empresas que proporcionam serviços melhores e mais acessíveis aos cidadãos”, afirmou.

“Mas todas as empresas devem respeitar as normas e os padrões vigentes, especialmente no que se refere à segurança dos clientes”, acrescentou.

O presidente da comissão parlamentar sobre táxis, Wes Streeting, elogiou “a corajosa decisão” do TfL, e lembrou que a empresa já foi proibida em outras cidades da Europa e dos Estados Unidos.

Streeting destacou que o Uber, cujos motoristas são autônomos, não denunciou apropriadamente supostos crimes de estupro e abuso sexual a passageiros e foi, além disso, processado por funcionários por não garantir os direitos trabalhistas mais básicos.

Por sua vez, o gerente da empresa em Londres, Tom Elvidge, disse que, ao proibir o aplicativo, “o TfL e o prefeito cederam a um pequeno número de pessoas que querem restringir a oferta para o consumidor”.

“Se esta decisão for mantida, deixará mais de 40 mil motoristas com licença sem emprego e privará os londrinos de um meio de transporte cômodo e acessível”, argumentou.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

2

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

3

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

4

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil

5

Carros

Motorista confunde pedal, acelera e destrói carro de luxo em acidente