
A Volkswagen acaba de lançar duas novas opções da linha Up: a carroceria de três portas, oferecida para as versões Take Up e Move Up, e o câmbio manual automatizado monoembreagem I-Motion, disponível para os acabamentos Move Up, High Up, Black Up, Red Up e White Up. É o primeiro carro nacional com motor de 1,0 litro a oferecer esse tipo de câmbio e o modelo mais barato do mercado com algum tipo de mudança automática.
A caixa do Up é a SQ100, diferente da que equipa outros modelos da marca, e usa atuadores eletromecânicos para as operações de acoplamento e desacoplamento da embreagem e a troca de marchas. A alavanca tem as posições D (drive), M (manual), N (ponto-morto) e R (ré) e admite mudanças manuais subindo marchas para frente, mesmo quando em D. As relações de marchas são específicas e diferentes das do câmbio MQ200, que equipa a versão manual. O motor permanece com 75 cv (com gasolina) e 82 cv (com álcool). Na versão I-Motion, o Up acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos (gasolina) e 12,8 s (álcool) e chega à velocidade máxima de 166/168 km/h, na mesma ordem.
A versão de três portas seguiu a mesma receita usada da carroceria de 5 portas em nosso país, com traseira 65 mm mais longa e maior capacidade de bagagem em relação à versão européia. Além das portas maiores, traz sistema de rebatimento dos bancos dianteiros com alavanca em ambos os lados do encosto.
Os preços da linha são: Take Up 3-portas, R$ 26.900; 5-portas, R$ 28.900; Move Up 3-portas, R$ 28.300; 5-portas, R$ 30.300; 3-portas com câmbio I-Motion, R$ 31 mil; 5-portas I-Motion, R$ 33 mil; High Up 5-portas manual, R$ 35 mil; com I-Motion, R$ 37.760; e as versões Black, Red e White 5-portas, R$ 39.390 com caixa manual e R$ 42.160 com I-Motion.