Séries

Atriz de ‘Buffy’ diz que Joss Whedon era abusivo nas gravações

Desde o ano passado, o roteirista e diretor vem enfrentando acusações de abuso durante as gravações do filme Liga da Justiça (2017).

Atriz de 'Buffy' diz que Joss Whedon era abusivo nas gravações

Carpenter disse que se sentiu instigada a fazer isso após ouvir as alegações de Ray Fisher, 33, que tornou público que Joss Whedon e os produtores Geoff Johns e Jon Berg agiram de forma inadequada no set. — Foto:Jean Baptiste Lacroix/Getty Images; Michael Tullberg/Getty Images

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — Charisma Carpenter, 50, resolveu se abrir a respeito da relação profissional com Joss Whedon, 56, com quem trabalhou nas séries “Buffy, A Caça-Vampiros” (1997-2003) e “Angel” (1999-2004). Desde o ano passado, o roteirista e diretor vem enfrentando acusações de abuso durante as gravações do filme Liga da Justiça (2017).

Carpenter disse que se sentiu instigada a fazer isso após ouvir as alegações de Ray Fisher, 33, que tornou público que Joss Whedon e os produtores Geoff Johns e Jon Berg agiram de forma inadequada no set. Na época, ele disse que o tratamento com o elenco e a equipe era “grosseiro, abusivo, não-profissional e completamente inaceitável”.

Em comunicado divulgado no dia 11 de dezembro, a WarnerMedia disse que havia concluído a investigação sobre o ocorrido. “A investigação da WarnerMedia sobre o filme ‘Liga da Justiça’ foi concluída e medidas corretivas foram tomadas”, dizia o texto. Não foram divulgados mais detalhes.

Carpenter confirmou que o comportamento de Whedon era hostil e abusivo no set. Ela diz que as situações vividas com ele “desencadearam uma condição física crônica da qual ainda sofro”.

A atriz também conta que foi chamada de “gorda” por ele na frente de colegas durante uma gravação. Na época, ela estava com 57 kg e grávida de 4 meses.

Ao anunciar a gravidez para o diretor, ela diz que Whedon perguntou se ela “iria mantê-lo”. Depois disso, ela disse ter se sentido “impotente e sozinha”, mas “engoliu os maus-tratos e continuou” porque não tinha outra opção.

Ela diz que essa situação acabou sugando a alegria dela de ser mãe. “Joss era o vampiro”, afirmou.

A partir desse episódio, ela diz que o criador da série passou a persegui-la, tendo “atacado meu personagem, zombado de minhas crenças religiosas, me acusado de sabotar o programa e, em seguida, me despedido sem cerimônia na temporada seguinte à qual dei à luz.”

Carpenter revelou que foi ouvida na investigação a respeito do comportamento de Whedon. “Me incomoda e entristece que, em 2021, os profissionais ainda tenham que escolher entre a denúncia de irregularidades no local de trabalho e a segurança no emprego”, afirmou.

“Como mãe solteira cujo sustento da família depende do meu ofício, estou com medo”, disse. “Apesar do meu medo sobre o impacto no meu futuro, não posso mais ficar em silêncio. Isso está atrasado e é necessário. Está na hora.”

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

2

Cinema

Bob Marley: jovens são expulsos de cinema por fumar maconha durante sessão de filme

3

Cinema

2º FestincineJP acontece em maio e abre inscrições para mostras competitivas a partir desta quinta-feira

4

Cinema

‘Semana do Cinema’ começa hoje na Paraíba com ingressos a partir de R$ 8

5

Cinema

PROMOÇÃO: ‘Semana do Cinema’ acontece a partir de quinta-feira em João Pessoa, com ingressos a partir de R$ 12