Cinema

Português é o idioma que mais comentou ‘Parasita’ no Oscar depois do inglês

O filme sul-coreano faz críticas às desigualdades de classe no capitalismo e retrata a vida de uma família pobre que se infiltra numa casa de ricos.

Português é o idioma que mais comentou 'Parasita' no Oscar depois do inglês

Bong Joon-ho, diretor de Parasita, na cerimônia do Oscar — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “Parasita”, o grande destaque do Oscar 2020, entrou para a história como o primeiro longa-metragem não falado em inglês e não produzido pelos Estados Unidos a vencer a principal categoria da premiação. 

Desde o início da cerimônia, às 22h de Brasília de domingo (9), até às 12h de segunda (10), referências ao filme, ao diretor Bong Joon-ho, aos atores ou ao cinema sul-coreano somaram 4,7 milhões de postagens no Twitter, em mais de 15 idiomas e em dezenas de países. No Facebook, foram mais de 17 mil links e 4 milhões de interações.

Os dados são da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), que pesquisou citações à obra em todos os idiomas categorizados pelo Twitter, com uma regra linguística que contemplasse, inclusive, a escrita de “Parasita” em coreano, chinês, japonês, russo e árabe.

O filme sul-coreano faz críticas às desigualdades de classe no capitalismo e retrata a vida de uma família pobre que se infiltra numa casa de ricos. A obra conquistou quatro prêmios do Oscar: melhor filme, melhor diretor, melhor filme internacional e melhor roteiro original.

Os brasileiros, segundo a pesquisa, estão entre os protagonistas do debate no Twitter. Na lista de cidades com amplo volume de menções ao filme (1% ou mais do total de tuítes), estão Bangkok, Londres, São Paulo, Nova York, Buenos Aires, Bratislava, Tóquio, Seul e Los Angeles.

O inglês persiste como base de maior volume de referências, 58% do total. O restante divide-se em português, coreano, espanhol, tailandês, japonês, francês e bahasa.

Os americanos são responsáveis pela maior proporção de mensagens: 25%. Em outros dez países houve mais de 3% do total de referências, dentre os quais México, Indonésia, Brasil, Coreia do Sul, Reino Unido, Tailândia, Grécia, Índia, Argentina e França.

No Facebook, mais de 17,2 mil links citam a obra, acumulando 4 milhões de interações (soma de comentários, reações e compartilhamentos). 

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

Bruno Gagliasso compartilha fotos após perder 14kg para novo papel

2

Cinema

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

3

Cinema

Bob Marley: jovens são expulsos de cinema por fumar maconha durante sessão de filme

4

Cinema

2º FestincineJP acontece em maio e abre inscrições para mostras competitivas a partir desta quinta-feira

5

Cinema

‘Semana do Cinema’ começa hoje na Paraíba com ingressos a partir de R$ 8