"Quixote vive!"

Terry Gilliam termina de filmar seu Dom Quixote

“​Depois de 17 anos, terminamos de filmar The Man Who Killed Don Quixote”​, escreveu no domingo o cineasta de 76 anos nas redes sociais

Terry Gilliam termina de filmar seu Dom Quixote

Jonathan Pryce e Terry Gilliam — Foto:Reprodução

O cineasta britânico Terry Gilliam anunciou neste domingo (4), nas redes sociais, a conclusão das filmagens de seu filme “O homem que matou Dom Quixote”, iniciadas há 17 anos na Espanha e em Portugal.

“Depois de 17 anos, terminamos de filmar The Man Who Killed Don Quixote”, escreveu no domingo o cineasta de 76 anos nas redes sociais Twitter e Facebook.

“Muchas gracias a toda a equipe e aos fieis. Don Quixote vive!”, comemorou o diretor de “Brazil – O filme” (1985) e “Os Doze Macacos” (1995), aliviado após concluir esta etapa do projeto que se arrasta há quase duas décadas, desde 1998. De lá pra cá, Gilliam ainda dirigiu cinco filmes, sendo o mais recente “O Teorema Zero” (2013), com Christopher Waltz.

Problemas e atrasos

Terry Gilliam iniciou o projeto de adaptar o romance de Cervantes em meados de 1998, com Johnny Depp, Jean Rochefort e Vanessa Paradis, mas complicações de logística e orçamento impediram a produção. As dificuldades para produzir o filme renderam um documentário em 2002 chamado Lost in La Mancha.

Houveram novas tentativas em 2005 e 2015 de relançar a produção, com John Hurt e Robert Duvall cotados para Don Quixote e Ewan McGregor e Jack O’Connell como Toby.

“Don Quixote é um sonhador, um idealista e um romântico, determinado a não aceitar as limitações da realidade, marchando a despeito dos revezes, como nós fizemos”, disse Gilliam. “Nós estamos a tanto tempo com a ideia de finalizar esse filme ‘clandestino’, é bem surreal. Qualquer pessoa sensível teria desistido anos atrás, mas às vezes sonhadores vencem no final, então agradeço a todos os mal pagos fantasistas e fieis que se juntaram a nós par fazer desse longamente protelado sonho uma realidade.”

Imagem via Palm Springs International Film Festival

No filme, Adam Driver (“Star Wars: O Despertar da Força”, “Paterson”) é Toby Grisoni, um publicitário que balança entre os tempos modernos e a Espanha do século XVII, onde Don Quixote (Jonathan Pryce, de “Game of Thrones” e “Brazil – O Filme”) o confunde com seu fiel seguidor Sancho Pança.

Toby então pouco a pouco se deixa contaminar pela vívida imaginação de Don Quixote, tornando-se incapaz de distinguir os sonhos da realidade.

Integram o elenco Stellan Skarsgard, Olga Kurylenko, Joana Ribeiro, Jordi Molla, Sergi Lopez e Rossy de Palma.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

Bruno Gagliasso compartilha fotos após perder 14kg para novo papel

2

Cinema

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

3

Cinema

Bob Marley: jovens são expulsos de cinema por fumar maconha durante sessão de filme

4

Cinema

2º FestincineJP acontece em maio e abre inscrições para mostras competitivas a partir desta quinta-feira

5

Cinema

‘Semana do Cinema’ começa hoje na Paraíba com ingressos a partir de R$ 8