Hollywood

Wagner Moura e outros brasileiros são convidados para a Academia organizadora do Oscar

Novos membros da instituição vão poder votar na premiação. Lista com 395 nomes de 50 países tem ainda Andrea Barata Ribeiro, Fabiano Gullane e mais brasileiros.

Wagner Moura e outros brasileiros são convidados para a Academia organizadora do Oscar

Wagner Moura posa antes da estreia de 'Wasp Network' no festival de Veneza, em 2019. — Foto:Arthur Mola/Invision/AP

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta quinta-feira (1º) os novos membros convidados para participar da entidade que organiza o Oscar. A lista tem 395 nomes de 50 países, em uma tentativa de aumentar a diversidade.

Entre os brasileiros estão o ator Wagner Moura (“Tropa de elite”) e os produtores Andrea Barata Ribeiro (“Cidade de Deus”), Fabiano Gullane (“Uma História de Amor e Fúria”) e Paula Barreto (“João, o Maestro”).

A lista conta ainda com as brasileiras Anna Van Steen, maquiadora de “Bingo: O Rei das Manhãs” (2017) e a roteirista e diretora de curtas Carolina Markowicz, de “O Órfão” (2018).

Esforço por diversidade

Entre os destaques do resto do mundo estão a sul-coreana Youn Yuh-Jung, ganhadora do Oscar de melhor atriz por “Minari” e seus companheiros de filme Steven Yeun e Lee Isaac Chung, Robert Pattinson (“Tenet”), Yahya Abdul-Mateen II (“Os 7 de Chicago”) e as cantoras Janet Jackson e H.E.R.

Apesar de muito mais curta do que em 2020, que anunciou 819 novos integrantes, a lista de 2021 continua um esforço da da organização para aumentar a diversidade entre seus membros.

“Para permitir um crescimento estável e assegurar a infraestrutura, os recursos de equipe e o ambiente necessários para apoiar todos os membros da Academia, o número de convidados para se tornarem membros foi limitado a cerca de metade dos anos recentes”, afirmou a Academia no anúncio.

Neste ano, 53% dos novos nomes são de fora dos Estados Unidos. 46% são mulheres, e 39% são de grupos étnicos ou raciais com pouca representatividade. A lista conta com 89 indicados ao Oscar, com 25 ganhadores entre eles.

Com as novidades, o número de integrantes que podem votar no Oscar deve chegar a cerca de 9.750, de acordo com o site Deadline — desde que todos os 395 convidados aceitem a solicitação.

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

Bruno Gagliasso compartilha fotos após perder 14kg para novo papel

2

Cinema

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

3

Cinema

Bob Marley: jovens são expulsos de cinema por fumar maconha durante sessão de filme

4

Cinema

2º FestincineJP acontece em maio e abre inscrições para mostras competitivas a partir desta quinta-feira

5

Cinema

‘Semana do Cinema’ começa hoje na Paraíba com ingressos a partir de R$ 8