Clilson Júnior

A verdadeira história do lixo em Santa Rita

No ano passado, Santa Rita tornou-se um verdadeiro lixão a céu aberto, comprometendo ao extremo a saúde da população com as mais tenebrosas mazelas disseminadas pela disposição dos dejetos por toda cidade, além da proliferação de insetos e roedores que tomavam o Município.

A verdadeira história do lixo em Santa Rita

Santa Rita tomada pelo lixo em 2016 — Foto:da internet

De lixo eu entendo um pouco, pois a vida como jornalista me fez compreender como funciona as contratações e licitações de empresas junto a prefeituras. Foi neste mesmo espaço que denunciei diversas licitações com indícios de fraude, praticadas por prefeituras. Quem não lembra da história do Gari da Emlur que operava como laranja de um suposto crime organizado para fraudar negócios que giravam em tono do lixo da Capital? Foi este colunista, neste mesmo espaço que denunciou.

Observei com curiosidade todas as matérias divulgadas nesta semana em relação a Santa Rita, e chego a conclusão que foram plantadas de forma tendenciosa para enganar o leitor que urge por transparência. Vivemos a sensação que todo político é ladrão, e a partir disso, para linchamento moral é um pulo.  

As mesmas pessoas que criaram a notícia, são as mesmas que vivenciaram uma Santa Rita que terminou o ano de 2016 completamente arrasada, com todas as suas unidades básicas de saúde fechadas, falta de medicamentos, veículos sucateados, vários meses de salários do funcionalismo públicos atrasados, escolas sem merendas, fornecedores sem recebimento e cofres vazios, sem falar é claro, do verdadeiro lixão que foi transformada cidade, onde por 08 meses não consecutivos não se via os serviços de limpeza de mercados, ruas e terrenos baldios.

Santa Rita tornou-se um verdadeiro lixão a céu aberto, comprometendo ao extremo a saúde da população com as mais tenebrosas mazelas disseminadas pela disposição dos dejetos por toda cidade, além da proliferação de insetos e roedores que tomavam o Município.

Panta, o atual prefeito, assumiu toda a herança deixada, teve que restabelecer de imediato serviços que comprometiam as vidas do povo Santaritense, pois se viu obrigado a contratar de maneira emergencial, já primeira semana de gestão, empresas especializadas em coleta de resíduos sólidos. Paralelamente a isso, instaurou o procedimento licitatório, que no início deste mês teve sua publicação realizada.

Lixo em 2016

Entre 2013 e 2015, o pagamento mensal pelos serviços de coleta de lixo no Município de Santa Rita, girou em torno de 1,5 milhão de reais ao mês, isso em condições de normalidade, onde ainda se discutia sua qualidade e eficiência.

Embora os valores pagos pela atual Gestão estejam pouco acima deste patamar, os valores conforme os próprios documentos apresentados nas matérias veiculadas, vem decaindo mês à mês, já que existia um enorme passivo quando as empresas atuais responsáveis pela coleta iniciaram seus serviços.

O que tristemente pode-se constatar é que tais notícias talvez possuam autoria dos responsáveis por deteriorar a cidade, os mesmos que conduziram os destinos do munícipio a derrocada constatada no mês de dezembro de 2016, conforme trazido no início deste texto.

Lixo em 2016

O que não se pode desconhecer é que em menos de três meses de gestão, o atual prefeito Emerson Panta,  conseguiu reabrir 28 (vinte e oito) PSF’s, que realmente funcionam e atende a necessidade da população, forneceu fardamento escolar, pagou salários atrasados, deixou a cidade limpa, limpou o nome no município de Santa Rita, que foi deixado no CADIN, impedindo que a cidade firmasse qualquer convênio ou recebesse repasse da União.

Antes do fechamento da presente matéria, este colunista tentou contato com as empresas atualmente responsáveis pela limpeza de Santa Rita. A Servicol, tendo o responsável, Sr. Gilvandro Souto, disse que “a empresa possui mais de dez anos de fundação, e que locou caminhões a uma construtora, vez que os mesmos atendiam as características necessárias a prestação dos serviços, disse ainda, que a empresa é idônea e independente, com endereço conhecido, paga todos seus impostos, contribui para a economia do Município, já que emprega diretamente mais de 70 (setenta) funcionários, provedores de suas famílias e presta de forma correta e legal seus serviços a Prefeitura Municipal de Santa Rita”.  Já em relação a empresa Geo, não conseguimos contato algum.

Continuarei vigilante, do lixo ao luxo! 

COMPARTILHE

Bombando em Clilson Júnior

1

Clilson Júnior

19 de março de 2017, Lula em Monteiro

2

Clilson Júnior

Vené, o senador de Lula

3

Clilson Júnior

E agora Ruy Carneiro?

4

Clilson Júnior

O Big Brother do Padre Egidio e as gravações que vão balançar o poder

5

Clilson Júnior

Padre Egidio na cadeia, viva o TJ da Paraíba