Ainda pode vacinar

Na PB, campanha de vacinação contra raiva foi 36% abaixo da meta

  A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal imunizou aproximadamente 229 mil cães e 75 mil gatos na Paraíba, […]

 

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal imunizou aproximadamente 229 mil cães e 75 mil gatos na Paraíba, o que corresponde a 44% da população canina e felina do Estado.  A meta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, ainda não foi cumprida. Segundo informado, 56% dos cães e gatos não foi vacinada. O levantamento mostrou que a campanha de vacinação no Estado foi 36% abaixo da meta, que é atingir a cobertura vacinal de 80% dos animais de estimação, ou seja, 607.643 animais, sendo 414.892 cães e 192.751 gatos.

A campanha foi iniciada no dia 1° de dezembro, disponibilizando para a população mais de 800 postos de vacinação espalhados nos 223 municípios do estado, das 8h às 17h. Segundo o Chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, a procura pelo serviço por parte da população tem sido tímida e, por isso, tem causado preocupação. “A Secretaria recebeu os insumos necessários do Ministério da Saúde para promover a campanha em um período não muito propício, por conta das festas e férias, que acabam afastando a população deste tipo de iniciativa. Contudo, alertamos que a vacinação é a única forma para se evitar a doença que é 100% letal, isto é, uma vez contraída, não há tratamento”, alertou.

Para esta campanha, o Ministério da Saúde enviou 650 mil doses de vacina e seringas. O chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES lembra, no entanto, que o sucesso da campanha não depende apenas dos recursos enviados pelo Governo Federal ou da capacitação promovida pelo Governo do Estado para qualificar os agentes envolvidos na prestação de serviço. “A população precisa se conscientizar e colaborar. Até porque ao imunizar seu bichinho de estimação, estará protegendo sua própria família”, alertou Francisco.

Na campanha anterior de vacinação contra raiva animal, a Paraíba conseguiu superar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. “A última campanha foi em novembro do ano passado, e o Estado conseguiu vacinar 80,8% da população de cães e gatos, superando inclusive a meta do Ministério da Saúde (80%). A Paraíba costuma atender nosso chamado e trazer seus animais para vacinação e precisamos que o mesmo se repita este ano”, informou Francisco Azevedo.

O cidadão que ainda não imunizou seu cão ou gato deve procurar a Secretaria de Saúde do seu município, a fim de se informar sobre o posto de vacinação mais próximo. A imunização é gratuita e realizada com seringas e agulhas descartáveis na proporção de uma seringa e uma agulha pra cada animal vacinado, possibilitando uma melhor qualidade no serviço, evitando possíveis contaminações. “Esta vacina é destinada apenas para cães e gatos em bom estado de saúde, a partir de três meses, e não tem contraindicação”, explicou o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES.

Dados – O último caso de raiva animal em cães e gatos no Estado foi registrado em 2011, e de raiva humana no ano de 1999. Em 2010 não foi registrado nenhum caso. Este ano, já foram notificados 3 casos de raiva animal, mas nenhum em cães e gatos. O vírus foi encontrado em um equino, um bovino e em uma raposa.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Moradores de Guarabira PB-073 em protesto contra aumento no número de acidentes na rodovia

2

Cotidiano

Fios de poste pegam fogo e causam susto em moradores no bairro de Manaíra

3

Cotidiano

DNOCS tranquiliza: Barragem de Engenheiro Ávidos está segura e sem riscos de rompimento ou inundações

4

Cotidiano

Três dos quatro maiores açudes da Paraíba ultrapassam 50% da capacidade seis anos após seca que provocou “deserto”

5

Cotidiano

Açude Acauã atinge 69% da capacidade total e chega ao maior volume em seis anos