Prevenção

Defesa Civil planeja ações para período de chuvas em João Pessoa

Nesse período são priorizadas as ações de desassoreamento e drenagem voltadas para minimizar os efeitos da chuva em pontos de alagamento na Capital.

Defesa Civil planeja ações para período de chuvas em João Pessoa

Em caso de ocorrência, a população deve acionar o Disk Defesa Civil: 0800 285 9020. O sistema funciona 24 horas. — Foto:Walla Santos

O mês de Janeiro na cidade de João Pessoa é Estação Verão, período de sol intenso, mas também época de planejamento para a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) para a chegada das primeiras chuvas intensas do ano.

Nesse período são priorizadas as ações de desassoreamento e drenagem voltadas para minimizar os efeitos da chuva em pontos de alagamento na Capital. Em caso de ocorrência, a população deve acionar o Disk Defesa Civil: 0800 285 9020. O sistema funciona 24 horas.

“As drenagens não param. São executadas durante todo o ano, além do monitoramento das áreas de risco. Recentemente foi executada a drenagem do Rio Jaguaribe — o trecho que corta o bairro São José. Também foram relocadas as máquinas para os pontos mais sujeitos a alagamento, como o Rio Cuiá — que corta os bairros Mangabeira e Valentina Figueiredo, e o Rio Jaguaribe, da Mata do Buraquinho à ponte sobre a avenida Beira Rio, no bairro Miramar”, informou o diretor de Minimização de Desastres, Antonio Esteves.

Segundo ele, quando ocorrem as chuvas as equipes de plantão monitoram os pontos de alagamento e se mantêm em sobreaviso para casos de emergência, em parceria com as equipes da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), com objetivo de minimizar os transtornos para a população.

Orientações — No período de chuvas intensas é importante que a população tenha mais atenção a possíveis situações de risco e adote ações preventivas, tais como:

  • atenção ao descarte de lixoResíduos descartados em terrenos ou áreas públicas são arrastados pelas águas da chuva e entopem bueiros e galerias pluviais, prejudicando o escoamento natural da água e provocando alagamento.
  • evite áreas de inundação e encostas;
  • coloque móveis ou estoques em lugares altos, caso more ou tenha comércio em áreas sujeitas à alagamentos e inundação;
  • no trânsito, mantenha distancia do veículo a sua frente (cerca de dez metros);
  • em caso de aquaplanagem — quando o veículo derrapa numa lamina d’água —, mantenha as duas mãos no volante e a direção firme, retire o pé do acelerador e não pise nos freios.
  • crianças não devem brincar em pontos alagados ou córregos devido ao risco de serem arrastadas pela correnteza ou contrair doenças, como hepatite e leptospirose.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Prefeitura de Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de R$ 700 mil em shows

2

Cotidiano

Noiva cai na piscina e morre após infartar durante festa do próprio casamento

3

Cotidiano

Prazo de entrega da ‘Ponte das Três Ruas’ pode ser alterado devido as chuvas, explica diretor do DER

4

Cotidiano

25 pessoas morreram vítimas de choque elétrico na Paraíba em 2023; veja dicas para evitar acidentes

5

Cotidiano

“Muito longe de ser uma liberdade”, explica promotor Octávio Paulo Neto sobre parecer para prisão domiciliar de Padre Egídio