Fiscalizar fraudes

Fiscalização registra preços de mais de 800 produtos em preparação para Black Friday

A fiscalização terá um plantão até às 20h no dia 29 de novembro para combater fraudes

Fiscalização registra preços de mais de 800 produtos em preparação para Black Friday

Dentre os itens constantes na relação de monitoramento do Procon-JP estão os produtos mais procurados pelo consumidor no Black Friday como aparelhos de celular e eletrodomésticos — Foto:Reprodução

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) está monitorando os preços de mais de 800 produtos nas lojas de João Pessoa desde o início deste mês, dentro da Operação Black Friday 2019. A fiscalização terá um plantão até às 20h no dia 29 de novembro.

Os setores de pesquisa e fiscalização da Secretaria estão realizando a Operação Black Friday para comparativos dos preços coletados antes e durante a promoção, uma forma de verificar as irregularidades, a exemplo da publicidade enganosa e da ‘maquiagem’ dos preços dos produtos. Uma pesquisa de preços deve ser liberada ainda esta semana.

O secretário Helton Renê alerta que, com o trabalho da pesquisa de preços nas semanas que antecedem ao dia da Black Friday, a fiscalização do Procon-JP vai poder detectar as irregularidades com mais facilidade. “Como estamos de olho nos preços atuais, mesmo os que já estão em promoção, vai ser difícil alguém se aproveitar e, quem tentar, sofrerá as penalidades previstas em lei”.

O consumidor pode colaborar com as fiscalizações. “Cada pessoa também pode ser fiscal, podendo, inclusive, usar o celular como ferramenta não apenas para denunciar junto ao Procon-JP, mas, também, para constituir provas das reclamações e fazer o seu próprio comparativo de preços”, explicou o secretário.

O secretário acrescenta que, como a maioria das pessoas querem comprar algo que já está ‘paquerando’ há algum tempo, elas podem ‘guardar’ o preço para o comparativo no dia da Black Friday. 

“Também vão ajudar nossa fiscalização porque, com esse material em mãos, nossa equipe vai poder tirar dúvidas em tempo real, já que passará toda a sexta-feira, 29, conferindo os preços dos produtos promocionais nas lojas. Estaremos de plantão das 8h às 20h”.

Dentre os itens constantes na relação de monitoramento do Procon-JP estão os produtos mais procurados pelo consumidor no Black Friday como aparelhos de celular e de TV, fogões, refrigeradores, microondas, máquinas de lavar, computadores, liquidificador, ar-condicionado, ventilador.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Confira o que abre e o que fecha no feriado da Semana Santa na Paraíba

2

Cotidiano

Prefeitura de Santa Luzia engorda cachês e pagamentos de shows para o São João ultrapassam os R$ 2,3 milhões

3

Cotidiano

Feriado altera funcionamento da Unimed JP na próxima sexta-feira

4

Cotidiano

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h para mais de 100 municípios da Paraíba

5

Cotidiano

VÍDEO: chuvas deixam ruas alagadas em vários bairros de João Pessoa; carros ficam submersos