Cotidiano

Neno Rabello recebe mais uma homenagem da ALPB

O empresário Humberto Flávio Rocha Rabello – conhecido profissionalmente por Neno Rabello-, 55 anos, diretor-presidente da Revista A Semana, foi […]

O empresário Humberto Flávio Rocha Rabello – conhecido profissionalmente por Neno Rabello-, 55 anos, diretor-presidente da Revista A Semana, foi homenageado, nesta segunda-feira (10/11), pela Assembléia Legislativa da Paraíba com a outorga da Medalha Augusto dos Anjos, proposta pelo deputado estadual Raniery Paulino (PMDB). A Sessão Solene, presidida pela deputada Iraê Lucena (PMDB), aconteceu no plenário “Deputado José Mariz”.
Também, participaram da mesa diretora dos trabalhos o deputado Raniery Pauli, autor da propositura; o secretário executivo da Secretaria Estadual da Cidadania e Administração Penitenciária, Oswaldo Jurema, representando o governador Cássio Cunha Lima (PSDB); o deputado federal Ronaldo Cunha Lima (PSDB), o escritor Juarez Farias, presidente da Academia Paraibana de Letras; o advogado Marcos Pires, representando a secção regional da Ordem dos Advogados do Brasil; além do próprio homenageado.
Essa é a terceira honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual a Neno Rabelo nos últimos anos. A primeira foi a “Medalha do Mérito Jornalístico Assis Chateaubriand”, título honorífico concedido por iniciativa da deputada estadual Iraê Lucena (PMDB), em 2004. A segunda homenagem ao empresário aconteceu em 2007, quando recebeu a “Medalha Epitácio Pessoa” – a maior honraria da Casa – proposta pelo então deputado estadual Gilvan Freire (PSB), hoje no PDT. Há exatamente um mês Neno Rabello foi agraciado com a “Medalha José Américo de Almeida”, concedida pela Fundação Casa José Américo (FCJA).
A Medalha “Augusto dos Anjos” foi criada pela Resolução nº 643, de 16 de dezembro de 1999, de autoria do então deputado estadual Ricardo Coutinho, hoje prefeito reeleito de João Pessoa, pelo PSB. A honraria é um reconhecimento aos artistas e produtores culturais paraibanos, cujo desempenho em suas atividades culturais enaltecem o nome do estado, no país e no exterior.
Justificando a homenagem a Neno Rabello, o deputado Raniery Paulino disse, em seu discurso, que o evento representa “um momento especial” para a Assembléia Legislativa. Para o parlamentar a concessão da “Medalha Augusto dos Anjos” a Neno Rabello “é o reconhecimento do Poder Legislativo Estadual a um cidadão valoroso, que ajudou a modelar a face de Imprensa Paraibana, tornando-a mais moderna e presente”.
O deputado destacou ainda, na trajetória empresarial de Rabello para alcançar vôos até então inimagináveis, a começar pela fundação da empresa Gomes Rabello Empreendimentos Imobiliários, aos 19 anos de idade. “Aliás, faz-se necessário registrar que a sua trajetória de vida é marcada pelos desafios a que se propõe, com garra, ousadia e muito ânimo”, ressaltou.
O deputado relata ainda que em 1992, Neno Rabello ingressou no ramo da comunicação social, assumindo a direção da Rádio Arapuan FM e, posteriormente, o Departamento Comercial dos Diários Associados na Paraíba.
Raniery dedicou especial atenção do seu pronunciamento à iniciativa do empresário Neno Rabello de fundar a revista A Semana, “um veículo de comunicação que ultrapassou oito anos de existência e se consolida no mercado editorial pela qualidade das suas mãos de 300 edições, constituída de um corpo editorial que reúne importantes profissionais do segmento da comunicação no nosso Estado, com linha editorial focada, principalmente, na política, economia e comportamento”.
Paulino acrescenta ainda ser sabedor dos sacrifícios enfrentados pelos que apostam em novas idéias e novos talentos. “O preço é caro e a legislação brasileira é pouco receptiva aos investimentos. No mercado editorial os incentivos não são expressivos, mas nos parece que Neno Rabello é daqueles que preferem trabalhar duro e levar uma existência mansa e pacata”, observou.
– Vejo na Paraíba muita gente boa fazendo muita coisa positiva. Jovens querendo acertar, pessoas espalhando o bem e estimulando a produção. Por isso, essa homenagem tem por objetivo essencial o reconhecimento de um trabalho aguerrido e dedicado à cultura paraibana, de forma a estimular a construção de amplas idéias para o nosso Estado – finalizou.

“QUASE REALIZADO”

Ao conceder entrevista, momento antes da homenagem, o empresário Neno Rabello declarou que ainda não se sente realizado, até porque, segundo ele, “a realização chega à morte”. O empresário disse que a homenagem, a exemplo das demais, é mais um estímulo para continuar trabalhando ainda mais pelo engrandecimento da Paraíba, da revista A Semana e crescer com as suas amizades – “que são muitas, graças a Deus” – aumentando ainda mais a sua fé na vida e em Deus, “que me dá forças para enfrentar todos esses problemas que eu enfrento, essas adversidades”.
– E tenho vencido. Sou um homem feliz. Posso ter uma felicidade maior no dia em que Deus me der oportunidade de voltar a ver novamente. Ver a beleza dos meus amigos, a beleza das paisagens da Paraíba, do Brasil e do mundo que ele criou pra nós – finalizou Neno Rabello. No final da solenidade, o deputado e poeta Ronaldo Cunha Lima fez uma homenagem especial a Neno Rabello, bem a seu estilo: em versos.

PERFIL DO HOMENAGEADO

Trajetória e trabalho – Humberto Flávio Rocha Rabello, mais conhecido por Neno Rabello, nasceu a 10 de novembro de 1953, em João Pessoa, Capital paraibana. Filho de Humberto Lins Rabello e Adylla Rocha Rabello, formou-se em Administração de Empresas pela Unipê.
Aos 19 anos de idade, Neno Rabello fundou a Gomes Rabello Empreendimentos Imobiliários Ltda., empresa do ramo imobiliário onde manteve participação acionária até 1982. Em seguida, assumiu a direção comercial da Usina Santana e da Cerâmica São Luiz, todos do Grupo Assunção Santiago, no estado do Piauí.
Voltando à Paraíba, novamente passou a atuar no ramo imobiliário, quando assumiu a administração da Casa Consultoria Imobiliária e da Real Administradora de Bens.
O ano de 1992 marcou sua entrada no campo da comunicação social, quando assumiu a direção da Rádio Arapuan FM. Em seguida, atendendo a convite da direção dos Diários Associados, assumiu o Departamento Comercial dos jornais, rádios e televisão do grupo na Paraíba.
Em 1999 afastou-se dos Diários Associados para entrar no mundo das publicações na Paraíba, com a revista semanal A Semana, lançada em 14 de maio de 1999, com elevada aceitação e reconhecimento do público e que hoje está consolidada dentro e fora do estado. A revista já completou nove anos de circulação e está perto de registrar 500 edições publicadas de forma ininterrupta.
Ultrapassando a casa das 430 edições, a revista A Semana tem concretizado ainda mais a sua liderança no mercado editorial paraibano no segmento de revistas. Com uma linha editorial focada no tripé política, economia e comportamento, a revista tem a cada dia angariado mais leitores e, principalmente, aumentado a sua credibilidade junto aos anunciantes e assinantes do semanário.
Tudo isso graças ao comando do seu diretor-presidente: Neno Rabello. Nesses nove anos de existência, passaram pelo corpo editorial de A Semana os melhores e mais importantes profissionais do segmento da comunicação no estado, a exemplo dos jornalistas Agnaldo Almeida, Nonato Guedes, Cláudio Humberto, Giovanni Meireles, Petrônio Souto, Paulo Santos, Rúbens Nóbrega, Gerardo Rabello, José Euflávio, Genésio de Sousa Neto, Marconi Ferreira, Vanderlan Farias, Gílton Lira, Cristovam Tadeu, Augusto Magalhães, Hellen Almeida entre tantos outros.
Atualmente, a revista tem o jornalista Jacinto Barbosa como seu editor-geral, dando continuidade ao excelente trabalho desempenhado anterioremente pelos jornalistas Joanildo Mendes, Walquíria Maria, Jorge Rezende, André Cananéa, Luciana Oliveira, Kaylle Vieira e Jaquilane Medeiros. 

Assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Noiva cai na piscina e morre após infartar durante festa do próprio casamento

2

Cotidiano

Prazo de entrega da ‘Ponte das Três Ruas’ pode ser alterado devido as chuvas, explica diretor do DER

3

Cotidiano

25 pessoas morreram vítimas de choque elétrico na Paraíba em 2023; veja dicas para evitar acidentes

4

Cotidiano

“Muito longe de ser uma liberdade”, explica promotor Octávio Paulo Neto sobre parecer para prisão domiciliar de Padre Egídio

5

Cotidiano

Moradores de Guarabira PB-073 em protesto contra aumento no número de acidentes na rodovia