Em João Pessoa

OI/Telemar é a campeã de reclamações no Procon; água, luz e bancos também são citados

A OI/Telemar somou 981 reclamações, a campeã disparadas das queixa no Procon em João Pessoa.

OI/Telemar​ é a campeã de reclamações no Procon; água, luz e bancos também são citados

As maiores queixas foram registradas contra a empresa de telefonia — Foto:Walla Santos

A  OI/Telemar é a campeã de reclamações no Procon de João Pessoa. A empresa de telefonia somou no ano passado 981 reclamações. Os serviços de água, luz e bancos também estão entre os dez mais reclamados na Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor no período de janeiro a dezembro de 2016. Foram mais de 7,7 mil demandas no ano passado.

As outras empresas mais citadas foram Net (372), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa (325), Sky Brasil (309), Energisa da Paraíba (301), Tim Nordeste (245), Banco do Brasil (237), Caixa Econômica Federal (235), N Claudino e Cia Ltda (195) e Banco Itaucard S.A (172).

As reclamações mais frequentes em relação à telefonia dizem respeito à má prestação do serviço e cobranças de multas altas quando da desistência ou cancelamento do plano ou da linha. Quanto à Cagepa e à Energisa, as principais queixas são sobre erro de leitura e a consequente cobrança indevida do serviço, além de pedidos de intermediação quanto a parcelamentos de contas atrasadas, haja vista que as empresas costumam cobrar um valor de entrada considerado alto pelos consumidores nos acordos propostos.

Ainda as filas – De acordo com Ricardo Holanda, secretário do Procon-JP, os problemas mais relatados pelos consumidores pessoenses no que se refere aos bancos, diz respeito às cobranças abusivas de juros e multas por serviços que, muitas vezes, não são requeridos pelo clientes, além da reclamação contra o tempo gasto nas filas. “O que vemos são problemas comuns a todas as empresas prestadoras de serviços. Ou seja, esses fornecedores estão precisando ficar mais atentos à legislação que rege a relação consumerista”.

Ações educativas – O titular do Procon-JP adianta que a Secretaria vai continuar com campanhas educativas ao longo de 2017 tanto para o consumidor quanto para o fornecedor de bens e serviços. “Os procons são também responsáveis pela política municipal de educação e prevenção consumerista, que passa pela orientação e educação dos dois lados da moeda. Vamos investir no trabalho preventivo para melhorar essa relação, que ainda é muito complicada”, disse Ricardo Holanda.
 
Postos de atendimento do Procon-JP:
Sede – segunda-feira a sexta-feira: 8h às 14h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá  -Telefones: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 14h: 0800 083 2015, 2314-3040, 3214-3042, 3214-3046
MP-Procon – segunda-feira a sexta-feira: 8h às 17h na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro 

Procon-JP no CAT – segunda-feira a sexta-feira: 8h às 17h na sede do Centro de Atendimento ao Turista, na Praia de Tambaú (em frente ao Mercado de Peixe)
Procon-JPmóvel – Atendimento itinerante nos bairros através de agendamento realizado pelas associações de bairro, entidade civis e secretarias do município de João Pessoa.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

VÍDEO: Abandonado, Hotel Tambaú tem cenário de guerra e criadouro gigante de mosquito da dengue

2

Cotidiano

Açude Acauã chega a 70% da capacidade e atinge maior volume em 12 anos

3

Cotidiano

Prefeitura lança edital de apoio financeiro a alunos carentes em João Pessoa

4

Cotidiano

Paraíba tem mais de 30 açudes ‘sangrando’, segundo relatório da AESA; confira lista

5

Cotidiano

Prefeitura de Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de R$ 700 mil em shows