Metereologia

Paraíba é o 6º estado com menor incidência de raios em todo o Brasil

Levantamento do INPE mostra que maior ocorrência de raios no estado fica no Sertão

Paraíba é o 6º estado com menor incidência de raios em todo o Brasil

O monitoramento das tempestades elétricas permite elucidar casos onde pessoas morrem de repente no meio rural por infarto ou propriedades danificadas onde há a suspeita que sejam raios — Foto:Reprodução

De acordo com levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Paraíba é o sexto estado brasileiro com a menor incidência de raios por quilômetro quadrado (km²).

Na Paraíba, a densidade é de 1,4 raio por quilômetro quadrado, segundo o ELAT – 12,2 vezes menor que a densidade do Tocantins, estado com a maior incidência de raios do Brasil. Os segundo e terceiro lugar pertencem ao Amazonas e ao Acre, cada um com 15,8 raios por quilômetro quadrado, em média.

As cinco cidades com mais raios por quilômetro quadrado no estado, além de Bom Jesus, são São Domingos de Pombal – 4,72 raios/km² -, Santa Helena – 4,64 raios/km² -, Carrapateira – 4,31 raios/km² -, São José da Lagoa Tapada – 4,15 raios/km² – e São Francisco – 3,84 raios/km². 

Todas as cidades que figuram entre as cinco mais da Paraíba ficam no Sertão do estado.

Estudo

O estudo apresentado pelo órgão do INPE contrariou um levantamento feito em 2002 que dizia que, no Brasil, a incidência era de 55 milhões de raios. 

Segundo o relatório, isso se deve à tecnologia na época que não era tão avançada como a de hoje, onde é possível monitorar 99% das tempestades do país e conta também os raios que não tocam o chão, diz o ELAT.

Em 2012 foi o ano que mais apresentou incidências de raios, onde foram registrados 94,3 milhões no país. No ano 2013 foram 92 milhões, em 2014 foram 62,9 milhões e em 2015 foram 68,6 milhões de raios, ano em que um acréscimo é observado devido ao registro do evento climático El Niño – responsável pelo aumento acentuado dos raios nas regiões sul e parte das regiões sudeste e centro-oeste.

Mortes e acidentes

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica, são 300 pessoas atingidas por raios por ano no Brasil, matando cerca de 100 pessoas por período. 

O grupo ainda afirma que o número de mortes reduziu porque também os raios reduziram nos últimos anos. Mas ele alerta que as mortes por raio ainda são maiores que em países desenvolvidos.

O monitoramento das tempestades elétricas permite elucidar casos onde pessoas morrem de repente no meio rural por infarto ou propriedades danificadas onde há a suspeita que sejam raios, conforme o ELAT.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Açude Acauã atinge 69% da capacidade total e chega ao maior volume em seis anos

2

Cotidiano

Inmet emite dois alertas de chuvas para cidades da Paraíba com previsão de até 50 mm e ventos de 60 km/h

3

Cotidiano

Nova Palmeira “vira mar” após chuvas ultrapassarem 100 mm e Rio Picuí registra cheia após 20 anos

4

Cotidiano

Sabadinho Bom apresenta grupo Choramigo em comemoração ao Dia Nacional do Choro

5

Cotidiano

Inmet emite alerta de chuvas intensas e cidades na Paraíba podem registrar até 100 milímetros