Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Cotidiano

Editoria sobre Cotidiano ir para editoria →

renovando frota

Prefeitura de JP entrega nesta sexta 16 ambulâncias para o Samu

Os veículos, adquiridos através de convênio com o Ministério da Saúde, no valor de R$ 1.964.000,00, servirão à frota da 1ª Macroregião.

 
A Prefeitura Municipal de João Pessoa entrega nesta sexta-feira (21) 16 novas ambulâncias para o Serviço Móvel de Urgência (Samu). A cerimônia de entrega ocorrerá no anel interno do Parque Sólon de Lucena, a partir das 7h. Os veículos, adquiridos através de convênio com o Ministério da Saúde, no valor de R$ 1.964.000,00, servirão à frota da 1ª Macroregião.
 
Fazem parte da 1ª Macrorregião os municípios de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Conde e Cabedelo, totalizando 1,8 milhão de habitantes. Atualmente João Pessoa conta com sete unidades de suporte básico de vida, sete motolâncias e cinco unidades de suporte avançado de vida. Além dos veículos lotados em João Pessoa, a região metropolitana possui outras quatro unidades de suporte básico de vida.
 
"Com a renovação da frota garantiremos a cobertura do Samu em toda região metropolitana. Desta forma, se uma ambulância quebrar, teremos veículo reserva para substituir, evitando a interrupção da assistência à população", destacou o secretário de Saúde do município, Adalberto Fulgêncio.
 
A Central de Regulação do Município de João Pessoa tem sede fixa no Centro Administrativo Municipal. Os médicos atendem 56 municípios da 1º Macrorregião e cinco da região metropolitana, incluindo a Capital, num total de 61 municípios que são regulados por João Pessoa.
 
Gilmore Lins, coordenador administrativo do Samu, explica que o médico regulador é uma autoridade sanitária. "Através de uma chamada ele avalia a situação apresentada pelo usuário e autoriza o envio de uma ambulância. Assim, se acontecer um acidente no município de Guarabira e alguém ligar para o 192, a ligação cairá aqui na Central de Regulação de João Pessoa e o médico daqui liberará ou não a ambulância do Samu de lá", explicou.
 
Chamadas - Cerca de 164 mil chamadas foram atendidas no ano passado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) Regional de João  Pessoa. Os dados constam no relatório de 2013, que revelou ainda terem sido feitos 30 mil atendimentos, a maioria relacionada a acidentes de trânsito - cerca de 60% dos casos. Para entrar em contato com o Samu Metropolitano de João Pessoa basta ligar para o 192.
 
História - O Samu Regional - João Pessoa foi inaugurado em 7 de julho de 2004, em parceria com o Corpo de Bombeiros da Paraíba. No início teve sede provisória em um anexo do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Em 7 de março de 2006 foi inaugurada a sede própria do serviço, no Centro Administrativo Municipal (CAM).

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Fenômeno meteorológico pode causar chuva em toda a Paraíba nesta terça

Prefeito entrega padronização de calçadas na orla e 2ª etapa deverá ser entregue até junho

Postos de atendimento do Detran fecham após feriados de fim de ano

Prefeitura entrega obra de padronização de calçadas na orla do Cabo Branco