Lady

Presença de elefantas em santuário provoca equilíbrio da flora e fauna em Mato Grosso

O local abriga quatro elefantas asiáticas, conhecidas como Maia, Rana, Ramba e Lady, que foram resgatadas de circos onde sofriam maus-tratos.

Presença de elefantas em santuário provoca equilíbrio da flora e fauna em Mato Grosso

Flora e fauna do local estão melhorando — Foto:Divulgação

A presença de elefantas no Santuário dos Elefantes, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, provocou o equilíbrio da flora e fauna na região, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Atualmente, o local abriga quatro elefantas asiáticas, conhecidas como Maia, Rana, Ramba e Lady, que foram resgatadas de circos onde sofriam maus-tratos.

A instituição começou a operar no local há três anos. As áreas que eram utilizadas para pastagem agora estão em plena regeneração e recomposição.

Foto: Sema/Divulgação

Especialistas da secretaria explicaram que, com a volta do Cerrado, a oferta de alimentos aumenta e atrai diversos tipos de animais, desde perdiz até antas, que há anos não eram mais vistos na região.

Na semana passada, a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, realizou uma visita técnica e disse que as alterações devem ser documentadas para que sirvam de fontes de pesquisas para universidades e de referência para futuros projetos.

Além do alto índice de regeneração, foi constatado marcas de patas de anta às margens de um riacho, o que comprova, segundo a Sema, a diversidade da fauna na região.

O Santuário possui licença de operação emitida pela Sema para abrigar até seis animais em uma área de mais de 20 hectares. No entanto, o santuário solicitou à Sema ampliação da licença para abrigar até 10 animais. O pedido está sendo estudado pela secretaria.

O santuário em Chapada dos Guimarães é o único da América latina. No mundo todo são seis santuários. O Brasil foi escolhido para a instalação do Santuário tanto pelo posicionamento geográfico, quanto pelo arcabouço legislativo mais favorável.

Para receber os elefantes de outros países da América Latina, os países devem atender os critérios estabelecidos na Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção.

Foto: Sema

Chegada de Lady

No dia 29 de novembro a elefanta Lady chegou ao Santuário depois de percorrer mais de 3 mil quilômetros. Ela estava em um zoológico em João Pessoa (PB). A elefanta tem cerca de 45 anos, e passou a maior parte de sua vida em circos.

No primeiro dia, Lady demonstrou estar bem disposta e se acostumando à nova morada.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Confira o que abre e o que fecha no feriado da Semana Santa na Paraíba

2

Cotidiano

Prefeitura de Santa Luzia engorda cachês e pagamentos de shows para o São João ultrapassam os R$ 2,3 milhões

3

Cotidiano

Feriado altera funcionamento da Unimed JP na próxima sexta-feira

4

Cotidiano

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h para mais de 100 municípios da Paraíba

5

Cotidiano

VÍDEO: chuvas deixam ruas alagadas em vários bairros de João Pessoa; carros ficam submersos