Precário

Problemas de infraestrutura prejudicam moradores de residencial entregue pela Prefeitura de JP

Vazamentos de esgoto, proliferação de mosquitos e uma caixa d’água comprometida preocupam as 256 famílias que vivem no local

Problemas de infraestrutura prejudicam moradores de residencial entregue pela Prefeitura de JP

Problemas de infraestruturas no residencial — Foto:Walla Santos

Imagens: Walla Santos         

Apenas dois anos após a entrega do Residencial Vieira Diniz, que foi uma obra entregue pela Prefeitura de João Pessoa executada com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, os moradores já se deparam com vários problemas de infraestrutura. Vazamentos de esgoto, proliferação de mosquitos e uma caixa d’água comprometida preocupam as 256 famílias que vivem no local.

Entrega do Residencial Vieira Diniz II pelo prefeito Luciano Cartaxo          

Depois de muito pressionar a Prefeitura de João Pessoa, os moradores conseguiram um socorro emergencial de forma muito deficitária. Foi feito o chumbamento nos canos das caixas de esgoto para diminuir o vazamento no local, buscando evitar o criadouro de mosquitos da dengue e baratas. “De forma emergencial agora está fazendo o reparo das caixas porque a gente pressionou para isso”, destacou Michael Rodrigues, síndico do Residencial.

Apesar de os moradores ainda continuarem reclamando do esgoto a céu aberto que existe no Residencial, a secretária de Habitação, Socorro Gadelha, afirmou que a prefeitura já solucionou o problema. “Nós mandamos fazer um trabalho para que eles não sofram o problema do esgoto até que a Caixa licite a empresa para fazer um trabalho definitivo”, afirmou Socorro em entrevista ao ClickPB. De acordo com a secretária, esta é a única competência que diz respeito à prefeitura em relação ao Residencial Vieira Diniz.

De acordo com Michael Rodrigues, “a construtora deixou diversos problemas e a gente ficou sem assistência porque era para termos essa assistência em cinco anos e em menos de três meses a empresa decretou falência”. Sem ter a quem recorrer, os próprios moradores precisam pagar pelos reparos necessários.

Os moradores acionaram o Ministério Público Federal para que intervenha junto à Caixa Econômica em busca de uma solução. Michael explicou que “a Caixa comunicou que já licitou uma empresa, mas que até o momento não chegou aqui para substituir a construtora”.

De acordo com a lei, as construtoras de projetos do Minha Casa Minha Vida devem dar assistência em problemas de estrutura por cinco anos após a entrega das residências. Percebendo-se desassistidos, os moradores já não sabem a quem recorrer diante dos vários problemas encontrados no Residencial. As encanações inadequadas, vazamentos de esgoto na rede fluvial, a casa da bomba de água comprometida e enferrujada e a própria caixa d’água, que é de metal, apresenta vazamentos, ferrugem e não passa segurança aos moradores, além das rachaduras, infiltrações e tetos quebrados nos apartamentos preocupam as pessoas que vivem no local.

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