Serviço

Secretaria de Saúde de João Pessoa vacina pessoas em situação de rua contra a gripe

O Consultório na Rua realiza procedimentos e atendimentos de enfermagem, de psicologia, terapia ocupacional e da assistência social.

Secretaria de Saúde de João Pessoa vacina pessoas em situação de rua contra a gripe

Pessoas em situação de rua recebem atendimento do Consultório na Rua — Foto:Secom-JP

Profissionais do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa realizam vacinação na população que vive em situação de rua. O serviço é feito em parceria com a Seção de Imunização. Durante as visitas, as equipes aplicam as vacinas de rotina que compõem o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

“A população em situação de rua é muito vulnerável e está mais exposta ao risco de adoecimento, então a vacinação é fundamental para esse público. Nesse período de pandemia da covid-19, intensificamos a vacinação contra a gripe para esse público, mas também realizamos as vacinas de rotina de acordo com as faixas etárias”, explica a coordenadora do Consultório na Rua, Luana Alves.

No Consultório na Rua, o cuidado vai além da vacinação. O serviço amplia o acesso e qualidade da atenção integral à saúde dessa população. Com equipes multiprofissionais, são realizados procedimentos e atendimentos de enfermagem, de psicologia, terapia ocupacional e da assistência social.

Também são ofertados testes rápidos para HIV, sífilis, Hepatites B e C; gravidez e covid-19. Ainda há realização de auriculoterapia, práticas de redução de danos, atividades de arteterapia com música e capoeira. A partir da avaliação da equipe, o usuário pode ser encaminhado para outros serviços da rede de saúde para atendimentos mais especializados.

“É uma população ainda muito estigmatizada, sem acesso à informação. As equipes que realizam atendimentos in loco garantem o acesso à saúde e a inclusão social dessas pessoas através do trabalho intersetorial. Vamos até eles, mas sempre respeitando o espaço, as vivências de cada um e a vontade de receber o cuidado, já que às vezes acontece de alguns não aceitarem a nossa assistência”, destaca a coordenadora do Consultório na Rua.

O serviço tem cadastradas mais de 1.300 pessoas que vivem em situação de rua. Nesse período da pandemia da covid-19, já foram realizados mais de mil atendimentos e 522 pessoas foram atendidas. Os atendimentos do Consultório na Rua acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Noiva cai na piscina e morre após infartar durante festa do próprio casamento

2

Cotidiano

Prazo de entrega da ‘Ponte das Três Ruas’ pode ser alterado devido as chuvas, explica diretor do DER

3

Cotidiano

25 pessoas morreram vítimas de choque elétrico na Paraíba em 2023; veja dicas para evitar acidentes

4

Cotidiano

“Muito longe de ser uma liberdade”, explica promotor Octávio Paulo Neto sobre parecer para prisão domiciliar de Padre Egídio

5

Cotidiano

Moradores de Guarabira PB-073 em protesto contra aumento no número de acidentes na rodovia